Federova se apresenta na segunda noite de Festival de Música Clássica
Anna Federova foi a grande estrela da segunda noite do Festival de Música Clássica de João Pessoa. A pianista se apresentou nesta segunda-feira (1) na Igreja São Francisco para um público encantado com a magia e talento da ucraniana de apenas 24 anos. Antes dela, uma apresentação na Igreja de Nossa Senhora do Carmo abriu a noite de concertos. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Fundação Cultural (Funjope).
As apresentações tiveram início às 18h, na Igreja do Carmo com os músicos Emi Resnick (USA/Violino), Sara Loerkens (Suíça/Violino), Avishai Chameides (Israel/Viola), Carla Meijers (Holana/Flauta) e Ana M. Chamorro (Brasil/Violoncelo), com composições de Dvorák e de Mozart. As apresentações foram acompanhadas por olhares e ouvidos atentos de um público que não queria desviar um só instante de cada acorde.
A professora aposentada Rejane Brasilino parabenizou a PMJP pela iniciativa e afirmou que já é o segundo ano que prestigia os concertos. “Estou achando as apresentações belíssimas. Os artistas têm muita presença de palco, são seguros e as melodias são lindas. Nosso povo não tem acesso a este tipo de música, mas esse festival ajuda justamente para popularizar a música clássica. Nossos ouvidos vão se acostumando e nos tornamos apreciadores”, revelou.
Após a apresentação o público ainda queria mais. E de lá, todos foram para a Igreja São Francisco onde Federova se preparava para um concerto que surpreendeu até mesmo com um tango de Astor Piazzolla no ‘bis’. Muito simpática e sorridente mesmo após uma hora de apresentação ao piano, Federova resumiu a receptividade da plateia em uma única palavra: “Fantástico!”. Ela ainda recebeu o público para fotos.
“Ela é incrível. E esse festival é importante para promover o cenário cultural de nossa cidade, com músicos de porte internacional. Fico muito feliz e grato por poder presenciar isso. O evento é fantástico e neste segundo ano de sua realização, se consolida. Eu sou um grande apreciador de música clássica, mesmo sem ter um grande conhecimento”, afirmou o procurador federal, Ângelo Dela Bianco Segundo.
O diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, destacou a participação do público. “Já é um sucesso. Se repete exatamente o que ocorreu ano passado, ou seja, a participação massiva do povo de João Pessoa e de turistas. Isso engrandece o poder da musica clássica e a tradição do nosso município. O objetivo é exatamente este, trazer grandes estrelas, o grande diferencial deste festival são os músicos que estamos trazendo. E acredito que estamos no caminho certo”, afirmou.
Federova se apresentou acompanhada do violinista brasileiro Alberto Johnson, de Pamela Kubik (Argentina/Violino), Juan Lucas Aisemberg (Itália/Viola) e Fred Pot (Holanda/Violoncelo). Alberto, que também é o diretor artístico da programação do Festival, afirmou que eles ensaiaram apenas duas vezes antes do concerto.
“A gente se apresentou no ano passado e estamos novamente juntos este ano. Os concertos estão sendo muito procurados e ficamos muito felizes com isso. Sou eu que monto a base do festival, vou chamando quem combina com quem e todos são fantásticos. Sou o diretor artístico da programação. O público ainda pode esperar até sábado músicas lindíssimas, artistas especiais e muitas combinações de grupos”, disse.