Apreciadores da música erudita lotam igrejas e prestigiam Festival de Música Clássica
A Igreja São Francisco ficou pequena para abrigar tantos pessoenses apreciadores da musica clássica. Mais uma vez a pianista ucraniana Anna Fedorova e o cellista alemão Benedict Kloeckner arrancaram aplausos esfuziantes de uma plateia seleta que foi prestigiar mais uma noite do II Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.
A virtuose dos premiadíssimos Kloeckner e a pianista Fedorova exibiu não só talento como sintonia e simpatia e a plateia respondeu, de pé, com muitos aplausos. O casal presenteou a platéia com peças do repertório do pianista alemão Robert Alexander Schuman com Fantasiestücke op. 73 escrita em 1849.
Kloeckner executou a primeira das três peças da obra e a “Sonata em lá menor”, do compositor belga César Franck, considerada uma das composições mais sofisticadas escrita em 1886. O solista é conhecido por arrebatar importantes prêmios em competições internacionais. É também violoncelista-solo de renomadas orquestras, entre elas a Sinfônica NDR, a Camerata Báltica, a Orquestra do Estado Alemão e as Cameratas de Berlim e de Praga.
A ucraniana Anna Fedorova, que o acompanhou ao piano é uma virtuose jovem da música atual. Conquistou todos os principais prêmios dos concursos internacionais de piano, a exemplo do “Rubinstein”, na Polônia, em 2009, do “Fréderic Chopin para Jovens Pianistas”, em Moscou; do “Concurso de Lyon”, na França e do “Prêmio Verbier Festival”.
Egressa do Royal College, de Londres, escola top na categoria musical, Anna Fedorova tem participado de diversos concertos na Europa, América do Norte e do Sul. Só este ano se apresentou em salas conhecidas mundialmente como a “Concertgebouw”, de Amsterdã e a “Sala Verdi”, em Milão,na Itália, bem como nos famosos festivais de “Annecy e Anvers–sur-Oise”, na França.
A atração do primeiro concerto que se realizou às 18 hs na Igreja do Carmo também teve boa receptividade da plateia.Vários músicos de diversas nações executaram peças de compositores como Haydn com “Divertimento nº 2 para flauta, violino e violoncelo (Allegro, Adagio,Allegro); Messiaen com “Appel Interstellaire para trompa solo”(extraído da obra Des canyons aux étoiles); Danzi com “Quinteto de sopros em sol menor op 56 nº 2” (Allegretto, Andante, Minueto, Allegro); P.Taffanel com “Quinteto para sopros em sol menor” (Allegro, Andante, Vivace); Rossini com “Quarteto para sopros nº 4 em si bemol maior” (Allegro vivace, Andante,Rondo).
As composições foram executadas por Asi Matathias (Israel/violino), Horacio Schaefer (Brasil/viola), Ana Maria Chamorro (Brasil/violoncelo), Carla Meijers (Holanda/flauta), Hajime Konoe (Japão/fagote), José L. Sogorb (Espanha/trompa), Jeroen Soors (Bélgica/oboé), Arjan Woudenberg (Holanda/clarinete).