Palestras abrem o I Fórum sobre Políticas Públicas para o Esporte da Capital

Por - em 442

sejer_forum_esporte_foto_corneliofelipe_ (6)O I Fórum de Debates sobre Políticas Públicas para o Esporte de João Pessoa foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira (18), com palestras dos secretários municipais, Edmilson Alves (Juventude, Esportes e Recreação) e Éder Dantas (Transparência Pública). O evento, que termina neste sábado (20), reuniu no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), na Capital, dirigentes, gestores, diretores, professores, técnicos, atletas e presidentes de federações esportivas.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretária de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), que pela primeira vez reúne representantes do desporto e paradesporto da Capital com o poder público, com a finalidade de debater questões relevantes do esporte. Entre elas está à criação de um calendário esportivo para 2015 e a formação de um Conselho Municipal do Esporte.

“Esse Fórum vai fazer com que nós encontremos a direção certa para desenvolver as políticas públicas para o esporte. Vamos trabalhar projetos e programas que possam potencializar o nosso esporte. A Prefeitura de João Pessoa está de parabéns por entender que tudo isso só é possível com a participação de todos, por isso estamos reunidos aqui”, disse o secretário de Esportes, Edmilson Alves.

Durante a palestra, o secretário Edmilson Alves abordou ainda temas como gestão e controle social, parcerias, formas e estruturas de gestão esportiva e contrapartida social. Já o secretário de Transparência Pública de João Pessoa, Éder Dantas, discorreu sobre um tema delicado: o mau uso do dinheiro público que é investido no esporte. Segundo ele, os mecanismos de controle social de transparência pública ajudam a combater esse problema.sejer_forum_esporte_foto_corneliofelipe_ (8)

“Acredito que todos estão acompanhando o caso da Confederação Brasileira de Vôlei, que recebeu R$ 30 milhões do seu patrocinador – que é um órgão federal – mas o dinheiro não foi aplicado corretamente. O esporte é uma política pública, financiada direta ou indiretamente com o dinheiro público, por isso ele está submetido a toda legislação de controle social e transparência pública”, destacou.

Entre os diversos representantes de federações e associações esportivas presentes no primeiro dia do Fórum, Nosmam Barreiros, recém-eleito vice- presidente da Federação Paraibana de Futebol, fez elogios a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, ressaltando que o Fórum trará benefícios para o  esporte da Capital.

“É louvável a iniciativa do prefeito Luciano Cartaxo. Parabenizo e demais integrantes da gestão porque têm olhado de maneira especial para o esporte de João Pessoa. Acredito que durante estes dias de debates, com a reunião de quem faz o esporte na Capital, poderemos tirar muito proveito desse Fórum”, disse

Confira a programação

Data: 19/12/2014 (sexta-feira) – 14h

Eixo temático: Eventos, Equipamentos e Contrapartida Social

Tema: “Os problemas vivenciados na promoção do Esporte Paralímpico e a contrapartida social a ser proposta pela Associação Atlética das Pessoas com Deficiência da Paraíba – AAPD/PB”.

Palestrantes: Jailton Lucas de Miranda (Técnico da Seleção Paraibana Paralímpica de Basquetebol em cadeiras de rodas), Romero Ramos de Souza (Professore e Técnico de Basquete em cadeiras de rodas –AAPD/Sejel).

Mediador: Prof. Reinaldo Nóbrega de Carvalho.

Debatedores: Manuel Ubiramar de Lima Mendes (Professor e Técnico da Funad, Legy Pedro Freire (Associação Paraibana de Cegos), Helena Maria Duarte de Holanda (Presidente do CAEHH) Romero Ramos de Souza (Professore e Técnico de Basquete em cadeiras de rodas –AAPD/Sejel) e José Antônio Freire (Presidente do Instituto dos Cegos Adalgisa Cunha)

Eixo Temático: Eventos

1) Desafio Paradesportivo entre capitais (João Pessoa, Recife, Natal), nas modalidades de Goalball, Futebol de 5, Bocha, Halterofilismo e Natação;

2) Realização dos I Jogos Paraescolar Municipal na faixa etária de 12 a 17 anos;

3) Promoção do Granprix de Natação Paralímpica do Município de João Pessoa;

4) Circuito Paraibano de Basquetebol em cadeiras de rodas (04 etapas);

5) I Festival de Dança Adaptada do município de João Pessoa.

Eixo Temático: Equipamentos

1) Entrega de kits/materiais para a prática do Paradesporto nas Escolas Municipais de João Pessoa;

2) Equipamentos e Acessibilidade nos Ginásios e locais destinados a prática esportiva e paradesportiva.

Eixo Temático: Contrapartida social

1) Divulgação dos Eventos nas escolas e instituições de ensino superior;

2) Divulgação na mídia televisiva, falada e nas redes sociais;

3) Divulgação dos patrocinadores em todos os Eventos (federal, estadual e municipal).

15h15/15h30 – Intervalo

15h35 – Debates sobre os temas apresentados

16h10 – Divisão dos Grupos de Trabalho

17h10 – Leitura das propostas idealizada nos Grupos para aprovação dos participantes.

18h – Encerramento