Secitec entrega certificados para 800 alunos dos cursos de informática

Por - em 598

IMG-20141219-WA0017A felicidade, o sorriso e a satisfação dos concluintes e educadores digitais que lotaram o auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, na Capital, fizeram a diferença, nesta sexta-feira (19), na solenidade de entrega dos certificados da 3ª turma de 2014 dos cursos de Informática Fundamental e Aplicativos de Escritório. Foram contempladas cerca de 800 pessoas de forma gratuita, nas 38 Estações Digitais espalhadas por vários bairros de João Pessoa.

Os cursos tiveram início no dia 14 de setembro, com término no dia 18 de dezembro. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). Na oportunidade, foram apresentados vários vídeos com atividades culturais desenvolvidas pelos alunos e educadores, com depoimentos de membros da comunidade.

O representante do secretário de Ciência e Tecnologia, Bival Ferreira Dantas, o coordenador pedagógico, Rodrigo Lima de Araújo, ressaltou a importância da conclusão de mais uma turma que superou a expectativa, enfatizando que novos projetos estarão sendo colocados em prática em 2015. Segundo ele, a meta é ampliar para 11 cursos profissionalizantes e de inclusão sócio digital, além de 12 cursos técnicos, que estão sendo implantados no Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).

“O objetivo é oferecer novas oportunidades de inclusão nos meios digitais através de cursos e garantir o acesso à informação de forma gratuita. Quero parabenizar os concluintes e educadores por tudo que fizeram pelo sucesso do término dos cursos”, frisou.

A representante dos concluintes e presidente da Associação dos Moradores do Grotão, Marinete Pires, parabenizou a iniciativa da PMJP em oferecer cursos para todas as idades, promovendo ações de inclusão digital.  “Estou emocionada e feliz em observar crianças e pessoas da melhor idade, de diversas comunidades, radiantes de felicidade pela chance de vivenciar o mundo da informática. Obrigada prefeito por  investir nos bairros, levando o desenvolvimento para todas as classes sociais de forma gratuita”, disse. Participaram também da mesa o representante do diretor de Difusão Tecnológica da Secitec, Rodrigo Vieira, o coordenador pedagógico, Sidcley Fernandes, além da educadora da Estação Digital Casa Brasil, Jackeline Eloy.

IMG-20141219-WA0014Superação e força de vontade – O término de curso é festa para os alunos. Um dos exemplos é o deficiente visual, Leandro Luis do Santos, que reside em Cruz das Amas e terminou o curso de Informática Fundamental. Apesar dos problemas, o participante disse que o programa adequado para pessoas sem a visão colaborou bastante e que o certificado foi o melhor presente do final de ano. “Estou radiante e ao mesmo tempo emocionado por tudo que fizemos neste período. Acredito que a vontade e a superação de buscar o que queria foram essenciais para conseguir o objetivo”, avaliou.

Mesmo com 66 anos de idade, João Francisco Soares, parecia uma criança que estava ganhando seu primeiro presente de Papai Noel. Radiante, ele afirmou que antigamente não sabia sequer mexer no computador e agora está integrado ao mundo da informática. “Tinha até medo de mexer e quebrar. Agora sou outra pessoa e quero agradecer a gestão municipal pela boa iniciativa de oferecer cursos gratuitos nos bairros”, observou.

Na avaliação do educador digital da Igreja São Pedro Pescador, em Manaíra, Augusto César Pereira, foi gratificante em todos os aspectos formar uma turma de 20 alunos com ambições diversificadas, mas felizes no término do curso. “Houve uma motivação de ambos os lados para que o sucesso fosse alcançado pelos alunos e educadores. Espero que no próximo ano possamos aumentar ainda mais o número de participantes”, frisou.

Para o educador digital, Vinicius Araújo de Medeiros, da Estação Clube da Pessoa Idosa, no Altiplano, a paciência e o aprendizado de duas gerações diferentes fizeram a diferença na turma de 30 alunos, na faixa etária dos 60 anos. Segundo ele, o lado psicológico e o aprendizado estiveram sempre juntos para que o final fosse feliz para os participantes. “Ensinamos e aprendemos com este pessoal que requer carinho, paciência e força de vontade em aprender. Estou emocionado e feliz em colaborar com a felicidade das pessoas da melhor idade”, afirmou.