Presença das doulas no Instituto Cândida Vargas incentiva opção por parto normal em João Pessoa

Por - em 973

Nesta semana, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde (ANS) publicaram as regras para estimular o parto normal na saúde suplementar. Sabendo da importância de incentivar o parto normal, ao invés da cesariana, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inseriu, desde 2011, a presença das doulas no Instituto Cândida Vargas (ICV).

“Sabemos que a cesariana ainda é um método de parto bastante utilizado, mas precisamos esclarecer que essa cirurgia poderá trazer riscos para a saúde da mulher e da criança. O parto normal é a forma mais segura, e para fazer com que esse momento seja o mais confortável possível oferecemos no ICV o serviço das doulas, que são mulheres capacitadas para oferecer um apoio físico e emocional às gestantes antes, durante e após o parto”, destacou Giucélia Figueiredo, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

Desde a sua implantação, mais de 600 mulheres já foram atendidas pelas doulas do ICV, e esse trabalho já apresenta um resultado positivo. Segundo o instituto, a realização de cesáreas está diminuindo. Em 2012, 52,4% dos partos foram cesarianas, e até a segunda quinzena de 2014 esse percentual tinha diminuído para 46%.

Aproximadamente 25 doulas estão atuando no Instituto Cândida Vargas, e todas passaram, ou estão passando, pela capacitação oferecida pela SEPPM, que possui uma duração de sete meses. No cronograma do curso estão incluídas aulas teóricas e práticas (plantões) que tratam das atividades e funções da doula no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), assistência ao parto e políticas referentes à saúde da mulher, aleitamento materno, a importância de acompanhamento psicológico às mulheres no pré e pós parto e introdução a práticas integrativas no parto.

De acordo com a Elizabeth Alves, que integra a Coordenadoria de Saúde e Direitos Reprodutivos da Secretaria de Mulheres, uma nova turma do Curso de Doulas Voluntárias será aberto na segunda quinzena de 2015.

Regulamentação – A presença das doulas no período do trabalho de parto, parto e pós-parto é tão importante, que no primeiro semestre de 2015 a Câmara de Vereadores de João Pessoa (CMJP) irá votar um projeto de lei elaborado pelo vereador Fuba, que propõe a regulamentação dessas profissionais.

O projeto de lei está na sua fase final de elaboração, porém, irá definir que a presença das doulas poderá ser feita nas maternidades e estabelecimentos de saúde da rede municipal, ou hospitais privados contratados por ela, além de destacar que essa profissional não poderá realizar nenhum procedimento privativo dos profissionais da área de saúde.