Secretaria das Mulheres intensifica parcerias com a Semhab e Secitec

Por - em 488

Semhab 01O diálogo entre as secretarias da gestão municipal é uma das ações incentivadas pelo prefeito Luciano Cartaxo, e seguindo essa orientação, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Giucélia Figueiredo, está realizando reuniões com os secretários e representantes de outras pastas. Os encontros tiveram início na última semana, e aconteceram na Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab) e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec).

“É muito importante que aconteçam esses diálogos entre os secretários, e é através deles que podemos intensificar, fechar novas parcerias e a realização de ações conjuntas que irão colaborar ainda mais com a melhoria da qualidade de vida da população pessoense”, destacou Giucélia Figueiredo.

A secretária da Habitação Social, Socorro Gadelha, aproveitou a oportunidade para reforçar a parceria existente entre as duas secretarias, que coloca as mulheres em situação de violência como uma das beneficiárias na entrega das casas construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida. “Criamos estratégias para trabalhar com afinco na gestão do prefeito Luciano Cartaxo a questão das mulheres vítimas de violência. A secretária Giucélia está traçando ações na secretaria, e como parceiros vamos priorizar esse trabalho”, disse Socorro Gadelha.

Giucélia Figueredo ainda acrescentou que na área de habitação as mulheres já são prioridade na gestão municipal, pois 90% dos contratos das residências já entregues estão no nome de mulheres.

Outro acordo firmado na Semhab será a presença da SEPPM nas ações de acompanhamento dos condomínios entregues pela Prefeitura. “Teremos profissionais da nossa Secretaria atuando junto com as assistentes sociais da Secretaria de Habitação após a entrega das residências. Iremos promover palestras sobre questões de gênero e combater a violência contra a mulher, além de informar quais os equipamentos existem em João Pessoa para o atendimento dessas vítimas”, explicou a secretária da SEPPM.Secitec 01

No encontro na Semhab, também estiveram presentes a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB), Liliane de Oliveira; a coordenadora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza da SEPPM, Regina Bonfá; e a assistente social do CRMEB, Nenila Almeida.

Mais parcerias – O mesmo pensamento de atuar em conjunto foi percebido na Secitec. Além da secretária da SEPPM, esteve presente na reunião o diretor de Difusão Tecnológica, Rodrigo Vieira; a secretária adjunta da SEPPM, Adriana Gonçalves Urquiza; o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, da Construção Pesada e do Mobiliário (Sintricom), José Laurentino; a representante do departamento financeiro do Sintricom, Zezinha Moura; a coordenadora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza da SEPPM, Regina Bonfá, e a coordenadora de Educação Inclusiva da SEPPM, Girlani de Lima.

Para o ano de 2015, a SEPPM, Secitec e Sintricom vão renovar a parceria do projeto “Mulheres Conectadas”, que são aulas de informáticas voltadas para as mulheres que possuem algum vínculo com a Secretaria de Mulheres, como também, para as mulheres da comunidade.

As aulas terão início ainda neste primeiro semestre. Para auxiliar na forma como o conteúdo será passado para as alunas, será realizado um módulo sobre gênero, raça e diversidade sexual com os educadores sócios-digitais da Secitec, ministrado pela SEPPM. O objetivo é que os professores fiquem atentos, tanto no ensino quanto na abordagem, para as questões de gênero.

Para a secretária Giucélia Figueiredo é preciso construir uma agenda positiva da administração municipal. “Precisamos mostrar para a população que a gestão desenvolve políticas públicas inclusivas, nas suas diversas secretarias, para as mulheres. Essas políticas vão desde as questões que abordam a violência contra a mulher, educação, habitação, trabalho e saúde”, concluiu.