Tai Chi chuan e Yoga para melhor idade retomam suas atividades normais na Estação Cabo Branco
As aulas de Tai Chi Chuna e Yoga para Terceira Idade retornam com força total neste início de ano na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A arte marcial do Tai Chi Chuan acontecerá agora todos os sábados do mês, serão duas turmas e em horários diferentes. Na primeira turma (iniciantes), o horário da aula é de 17h às 18h. Na segunda turma (intermediário), a aula tem início às 18h até 19h. A entrada é aberta ao público de todas as idades.
Não é necessário fazer inscrição prévia. Para participar basta trazer tapete ou toalha e se vestir com roupas leves e soltas que permita a execução dos movimentos. As aulas serão ministradas pelo professor e mestre Ansélio D’castilho e seu grupo de assistentes que fazem parte da Federação Paraibana de Tai Chi Chuan Artes, Filosofia e Ciências Orientais e da Academia Plataforma Fitness, parceiras da Estação Cabo Branco nesta atividade.
O objetivo desta prática educativa é fomentar nos seus praticantes a compreensão de que a respiração, o movimento e consciência são três elementos de uma única realidade.
O tai chi chuan tem suas raízes na China, sendo, atualmente, uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo, aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades, uma referência de tranquilidade e equilíbrio.
A mesma não é só terapia, mas também arte marcial. O Tai Chi é o próprio cosmo que adentra o ser para unir corpo, mente e alma. Ele reside nos detalhes da vida.
O professor e mestre Ansélio D’castilho disse que sua jornada teve inicio ainda pequeno, praticando Kung Fu. “Sou Graduado em Wing Chun (também escrito Wing Tsun ou Ving Tsun), Hung Gar e outros estilos, hoje ensino, principalmente, o estilo Wu de Tai Chi Chuan” ressaltou o mestre.
Yoga Melhor Idade – A Yoga para a Terceira Idade também retoma suas atividades práticas todas as terças e quintas-feiras, no horário das 15h a 17h, na área externa, jardins da Estação Cabo Branco. A entrada é aberta ao público de todas as idades e assim como no Tai Chi não é necessário fazer inscrição prévia e podem participar pessoas com idade acima de 60 anos. Para participar basta trazer tapete ou toalha e se vestir com roupas leves e soltas que permitam a execução dos movimentos.
A “Prática de yoga para melhor idade” será conduzida pela professora de Yoga e Terapeuta Maria do Socorro Barbosa. A prática da Yoga é promovida pelo setor de Gestão Educacional da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte em parceira com a Fundação Cultural de João Pessoa (PMJP).
A yoga nesta idade favorece altamente a flexibilidade e é imprescindível para se ter mais conforto na vida. Uma coluna vertebral macia, elástica é a garantia de uma boa posição, além de prevenir as quedas, dá mobilidade e juventude.
A professora de yoga, Maria do Socorro Barbosa, disse que as aulas de Hatha Yoga tem como objetivo a sistematização da respiração (pranayama), acompanhada de asianas ou posturas de Yoga, e relaxamento.
A proposta das aulas é justamente expor ao seu público, como seria possível atravessar o melhor estágio da vida com mais saúde e tranquilidade. Se o processo de envelhecimento for vivenciado de forma natural, as limitações do corpo e da mente são menos sentidas.
“As aulas favorecem técnicas que podem transformar emoções destrutivas como: medo, raiva, insegurança, e outras, em emoções construtivas. Portanto, é um caminho para aquele que sente necessidade de romper com o estresse e de viver harmonicamente consigo mesmo, com os outros, e com a natureza”, comentou a professora Maria do Socorro Barbosa.
Maria do Socorro Barbosa – É psicóloga clínica, graduada no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), com pós-graduação em psicologia transpessoal (Centro ATMA/PE), com formação em Terapia Regressiva Integral com o autor das Técnicas Roger J. Woolger, PHD. Professora de Yoga desde 1992. Estuda essa ciência desde 1983. Formação em Yoga Terapia – Associação Nacional de Yoga Integral ANY – Rio de Janeiro. Ministrante do Módulo “Psicologia do Desenvolvimento”, em Curso de Formação de Instrutores de Yoga até 2004, com prática em medicação e reikiana.
SERVIÇO:
Tai Chi Chuan
Todos os sábados
2 turmas: 1ª (iniciantes) – Hora: 17h às 18h. 2ª (intermediário) – Hora: 18h até 19h.
Local: Sala de convenções da Estação Cabo Branco
Professor: Ansélio D’Castilho (3224-5046/ 9104-3743)
Yoga para melhor idade
Dias: Toda terça e quinta-feira
Horário: 5h às 17h
Local: Área externa, jardins da Estação Cabo Branco
Mais informações:
Fones: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco
Twitter: @estacaocb