Servidores da Prefeitura participam de curso do Programa Cidades Sustentáveis
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) concluiu, na tarde desta sexta-feira (06), o curso de Gestão Pública Sustentável para auxiliares do Governo Municipal. A cidade é signatária desde 2012, quando o prefeito Luciano Cartaxo, ainda candidato a prefeito, assumiu o compromisso de atingir indicadores do Programa Cidades Sustentáveis. De acordo com o secretário da Receita Municipal (Serem), Adenilson Oliveira, agora a PMJP está preparada para alimentar uma plataforma pública com as informações sobre os indicadores e informar à população de que forma a gestão está desenvolvendo o município na saúde, educação, segurança, equidade, governança, entre outros temas.
O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) é realizado em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Fundação Alphaville, Banco de Desenvolvimento da América Latina e Instituto Soma Brasil. Lançado em 2011, ele foi assumido como compromisso público pelo prefeito Luciano Cartaxo, como forma de promover o desenvolvimento, a democracia e a justiça social, de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
O objetivo do curso em João Pessoa foi auxiliar os gestores públicos e técnicos da cidade e de demais cidades paraibanas signatárias do programa a colocarem em prática a agenda de sustentabilidade prevista pelo programa, baseada em 12 eixos: governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura de paz; gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; economia local dinâmica, criativa e sustentável; consumo responsável e opções de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde; do local para o global; cultura para a sustentabilidade.
O secretário Adenilson Oliveira destacou a importância do curso e o engajamento do prefeito Luciano Cartaxo em promover o desenvolvimento sustentável da Capital. “Temos buscado todas as ferramentas possíveis para construir um desenvolvimento de João Pessoa com foco em pelo menos mais 30 anos. Temos que nos preocupar com o futuro da cidade para nos basearmos nas ações que serão desenvolvidas e atingir indicadores econômicos e sociais sustentáveis é uma preocupação e uma meta para o prefeito Luciano Cartaxo. Nosso projeto agora é disponibilizar uma plataforma com todas as informações”, afirmou.
A coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, afirmou que João Pessoa tem atingido bons indicadores nos últimos anos embora o compromisso assumido pelo prefeito seja apenas voluntário. “Não existe a cobrança por parte do programa. O nosso propósito é contribuir com a gestão pública. A Prefeitura de João Pessoa tem cumprido os indicadores e o que esperamos é a participação da sociedade para cobrar respostas, porque estamos falando é de mudança de cultura, porque não se tem a prática de trabalhar com indicadores, metas e transparência”, disse.
O curso foi realizado nestas quinta e sexta-feira. No primeiro dia, as palestras foram conceituais sobre o programa, como ele se estrutura, abordando os doze eixos temáticos. Já neste segundo dia, foi realizada uma oficina técnica para que os gestores, auxiliares e técnicos da Prefeitura pudessem aprender a trabalhar com a plataforma, que é um espaço virtual onde as prefeituras podem alimentar informações sobre os indicadores e as metas atingidas.