Atletas de futsal recebem formação e participam de torneio neste final de semana

Por - em 422

O futebol é um dos esportes que mais atraem torcedores no Brasil, porém, ainda é grande o preconceito quando a modalidade é disputada por mulheres. Com o objetivo de esclarecer as atletas sobre os seus diretos, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promove neste sábado (14) e domingo (15) o II Torneio Goleando o Preconceito – Valorizando o Futsal Feminino. O evento faz parte da programação do ‘João Pessoa –Espaço Mulher’.

Seis equipes estão inscritas. Diferente dos outros torneios, o ‘Goleando o Preconceito’ acontece em duas etapas. A primeira atividade será no sábado, das 8h às 12h, no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) do Valentina Figueiredo. Uma ‘Roda de Diálogo’ contará com a presença de todas as atletas e na oportunidade também serão divulgadas as campanhas de combate a violência contra mulher.

“Esse momento surge da necessidade de esclarecer para essas mulheres, e muitas ainda são adolescentes, os seus direitos. Sabemos que ao escolher o futebol como esporte e, ainda, como profissão, elas sofrem muito com preconceito e com o machismo”, explicou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Giucélia Figueiredo.

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) estão apoiando o evento, que é organizado pelo Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria.

“O futsal, assim como qualquer outro esporte, é composto por pessoas independentes de suas orientações sexuais. Queremos fazer com que as meninas que jogam futsal, que gostam do esporte, se reconheçam quanto protagonistas”, afirmou Marli Soares, integrante do Grupo de Mulheres Maria Quitéria.

Ainda na ‘Roda de Diálogo’ será colocada em questão a profissionalização do futebol feminino, uma campanha que está ganhando força em todo o Brasil, sendo promovida pelas mais diferentes organizações.

No domingo (16), iniciando às 8h, acontecem as disputas no Ginário Odilon Ribeiro, localizado no Valentina Figueiredo. Ao final do evento haverá a entrega de troféus e medalhas.

“É muito importante o apoio da gestão municipal em uma atividade assim, pois aqui encontramos pessoas qualificadas para colaborarem com a mudança dessa realidade. O Movimento não pode andar sozinho, precisa andar junto com a gestão, e quando a gestão é positiva isso fica ainda melhor”, ressalta Marli Soares.