Procon-JP finaliza 3.624 processos do Cadastro de Reclamações Fundamentadas em 2014

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procon_foto_manoelmartiliano (4)A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), assim como todos os Procons do Brasil, divulgou nesta segunda-feira (16) os dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas relativo ao ano de 2014. A Capital paraibana registrou 3.624 processos finalizados, com ações referentes a reclamações de consumidores de até cinco anos atrás e, destas, 2.882 resultaram em acordo nas audiências ou no atendimento preliminar realizados pela Secretaria.

O cadastro contém todos os processos administrativos que foram encerrados no período de janeiro a dezembro de 2014, considerando os acordos em todas as instâncias do Procon-JP e os casos em que não houve o atendimento da demanda do consumidor. “Elencamos as 20 primeiras empresas que mais constam do Cadastro da Reclamação Fundamentada, mas é preciso salientar que nem sempre a lista é encabeçada pela mais problemática. Pode acontecer de uma empresa ter tido 10 reclamações e não ter acordado nenhuma, então, devemos ponderar porque os números não são fixos. Vale ressaltar também que todas as reclamações passaram por análise técnica do nosso corpo jurídico e foram consideradas fundamentadas”, explicou o secretário do Procon- JP, Helton Renê.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas está previsto no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), determinando que os organismos públicos de defesa do consumidor divulguem anualmente o documento como forma de assegurar o direito fundamental de acesso à informação. O texto diz que: “Os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-lo pública e anualmente. A divulgação indicará se a reclamação foi atendida ou não pelo fornecedor”.

O cadastro serve para dar ampla publicidade sobre o comportamento e a conduta dos fornecedores, podendo auxiliar os consumidores no momento da aquisição de um produto ou da contratação de um serviço. “No cadastro pode-se detectar quais as empresas que estão nesse registro e quais as que atenderam aos consumidores e as que não aceitaram a decisão do Procon. Podemos dizer que é uma espécie de raio-x da demanda que chega aos procons”, ressalta Helton.

O lançamento do cadastro está ocorrendo concomitantemente em todo País e que a partir de agora a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) iniciará a fase de compilação dos dados estaduais, municipais e do Distrito Federal para lançar o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas.

“Esse cadastro é mais um relevante instrumento que o cidadão dispõe para usar no exercício de consumo, dispondo do acesso facilitado e atualizado às informações quanto ao comportamento dos fornecedores frente aos direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor, o que pode ajudá-lo a fazer uma opção baseada em dados definitivos. Não importa em que ranking a empresa esteja, constar no Cadastro já mostra algum tipo de deficiência na relação fornecedor/consumidor”, destaca Helton Renê.

Os dados completos do Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon-JP podem ser acessados no site da Prefeitura de João Pessoa, no link: http://goo.gl/yI5Bnv

Confira o ranking geral das primeiras 20 empresas no Cadastro das Reclamações Fundamentadas 2014:

 

EMPRESA (Nome de fantasia) TOTAL DE RECLAMAÇÕES
1. SAMSUNG 330
2. OI MÓVEL 215
3. CCE 175
4. NET JOÃO PESSOA 122
5. PHILCO 102
6. CARDIF DO BRASIL SEGUROS E GARANTIA 83
7. CAGEPA 78
8. VIRGÍNIO SURETY COMPANHIA DE SEGUROS DO BRASIL 77
9. MULTILASER 75
10. SKY 66
11. ENERGISA 62
12. BRASTEMP 61
13. CONSUL 57
14. OI FIXO 56
15. BANCO IBI 55
16. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 54
17. MONDIAL LTDA 50
18. TIM NORDESTE 45
19. OI (BRASIL TELECON S/A) 44
20. BANCO DO BRASIL 41

 

 

Confira o ranking das primeiras 20 empresas com reclamações atendidas no Cadastro das Reclamações Fundamentadas 2014:

 

EMPRESA (Nome de fantasia) TOTAL DE RECLAMAÇÕES
1. CCE 59
2. OI MÓVEL 30
3. BANCO DO BRASIL 26
4. BANCO CARREFOUR S/A 23
5. ENERGISA 20
6. LOJAS MAIA (MAGAZINE LUIZA) 18
7. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 16
8. ELECTROLUX 14
9. BANCO IBI 14
10. OI FIXO 13
11. BANCO PANAMERICANO 12
12. SAMSUNG 12
13. CAGEPA 12
14. INSINUANTE 11
15. TIM NORDESTE 10
16. BANCO BMG 10
17. LG 10
18. NET JOÃO PESSOA 10
19. TAM 10
20. HIPER BOMPREÇO 9

 

 

 

Confira o ranking das primeiras 20 empresas com reclamações não atendidas no Cadastro das Reclamações Fundamentadas 2014:

 

 

EMPRESA (Nome de fantasia) TOTAL DE RECLAMAÇÕES
1. SAMSUNG 318
2. OI MÓVEL 185
3. CCE 116
4. NET JOÃO PESSOA 112
5. PHILCO 102
6. CARDIF DO BRASIL SEGUROS E GRANTIS S/A 77
7. VIRGINIA SURETY COMPANHIA DE SEGUROS DO BRASIL 75
8. MULTILASER 71
9. CAGEPA 66
10. SKY 62
11. BRASTEMP 55
12. MONDIAL LTDA 50
13. CONSUL 50
14. OI (BRASIL TELECON S/A) 44
15. OI FIXO 43
16. ENERGISA 42
17. BANCO IBI 41
18. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 38
19. TIM NORDESTE 35
20. ESMALTEC 30