Parceria entre Sejer e Aldeia SOS beneficia crianças com oficina musical

Por - em 882

Uma parceria da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) de João Pessoa com a Aldeia Infantil SOS, instituição não governamental, está possibilitando que mais de cem crianças dos bairros São José e Mangabeira possam descobrir a sonoridade dos instrumentos percussivos.SEJER_AldeiaSOSmusica_CornélioFelipe (74)

A oficina musical acontece diariamente nos turnos da manhã e tarde e beneficia mais de cem crianças carentes com idades entre 4 e 14 anos. A Sejer forneceu para as aulas práticas 35 instrumentos de percussão, sendo seis pandeiros, dezesseis caixas, quatro surdos rebolados, cinco atabaques e quatro zabunbas, além de dois violões.

A parceria, segundo a coordenadora de Juventude, Esporte e Recreação, Marília França, visa estreitar os laços entre a Prefeitura de João Pessoa com entidades não governamentais que desenvolvam ações de políticas públicas para a juventude.

“Temos tido esse cuidado em ter essa aproximação, esse zelo de cuidar da nossa juventude, seja através das nossas ações ou através de parcerias, como é o caso dessa aqui com a Aldeia SOS. Como ressalta sempre o prefeito Luciano Cartaxo, cuidando do nosso povo, estamos cuidando também da cidade de João Pessoa”, afirma.

SEJER_AldeiaSOSmusica_CornélioFelipe (54)Com os instrumentos em mãos a criançada faz bonito. Tocam de tudo, principalmente os ritmos regionais, como forró, maracatu, coco e ciranda, como conta um dos instrutores da oficina, Renato Lucena. “Temos a preocupação de introduzir os nossos ritmos regionais, tanto com uma base teórica quanto com as partes práticas”, explica.

Uma das crianças beneficiadas com a iniciativa é Alan Jorge, de 11 anos. Ele conta que está no projeto há cerca de um ano e que a rotina musical mudou pra melhor a sua vida. “Antes, quando eu chegava da escola, não tinha muito o que fazer. Mas com as aulas de músicas eu posso aprender algo que sempre gostei e que poderá servir para o meu futuro”, disse entusiasmada a criança.

Futuro que, se não for através da música, poderá ser com outra profissão. “Juiz, também tenho esse sonho”, revela o garoto enquanto toca as baquetas na caixa, instrumento que escolheu para aprender na oficina musical.

Mas, se depender da mãe, a dona de casa Clecineide Diniz, dois caminhos que podem se cruzar. “Adoro que ele tenha esse contato com a música, porque eu também sempre gostei quando criança. Se ele quiser seguir esse caminho irei apoiar. E se for juiz um dia, será um juiz com talento para a musica”, concluiu.

Instituição – A Aldeia Infantil SOS atua há mais de 25 anos em João Pessoa desenvolvendo projeto social para a criança e o adolescente nas áreas de acolhimento, capacitação profissional e artística. A sede fica localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 55, em Mangabeira.