Usuários do Centro de Referência da Pessoa com deficiência celebram a Páscoa

Por - em 665

Prefeito_CentrodePessoacomDeficiência_Foto_JulianaSantos 019Foi com música, dança e muita alegria que os usuários do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência se reuniram para celebrar a ressurreição de Cristo. Na manhã desta quarta-feira (1), eles se juntaram a familiares e servidores do Centro em um momento de confraternização e inclusão. A festa, que aconteceu na Comunidade Casa da Paz, no José Américo, contou com a presença do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

“A Páscoa é um momento especial para todos os cristãos e é uma alegria muito grande poder fazer esta comemoração antecipada junto aos usuários do Centro de Referência”, afirmou o prefeito. “Estamos felizes por estar servindo e cuidado das pessoas com deficiência e também por poder compartilhar com eles a vivência de uma data tão simbólica”, complementou Luciano Cartaxo.

Em meio à cerimônia religiosa, brincadeiras e um lanche comunitário, os usuários mostraram que aprovaram a festa. “Meu filho adora dias assim porque ele gosta de estar com as pessoas, de conviver e acho que isso é muito importante. Faz bem para ele e para mim, já que vivemos sozinhos e é como estar entre amigos”, afirmou Agda Fernandes, mãe de Anderson, de 34 anos, que é portador de autismo.

Lilian, de 17 anos, é portadora de uma síndrome rara, mas isso não fez diferença na hora da festa. “Ela dançou balançando as mãozinhas, lanchou, se divertiu muito”, contou sua mãe, Raquel Coutinho. “Eu acho ótimo porque estes meninos sempre se sentem muito excluídos, mas aqui eles se sentem bem, estão entre pessoas que gostam deles e estão podendo viver momentos que são comuns a todos”, afirmou.Prefeito_CentrodePessoacomDeficiência_Foto_JulianaSantos 025

Valorização – De acordo com a diretora de Assistência Social, Juliana Teixeira, festejar as datas comemorativas é importante para o processo de inclusão dos usuários na sociedade. “Nós sempre lembramos e ressaltamos estas datas porque a comemoração faz com que os usuários se sintam valorizados e parte de tudo isso. Eles passam a serem vistos com outros olhos”, declarou.

O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência atende hoje 250 usuários portadores de deficiência física e mental, que estão cadastrados com serviços de educação, saúde e assistência social. O espaço, que foi entregue pela atual gestão, oferece serviços de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, enfermagem, arte terapia, música e aulas de libras.