“Natureza Vestida” permanece em cartaz na Galeria de Arte da Estação Cabo Branco

Por - em 511

Adriana Crisanto

Um dos destaques das dez exposições que estão em cartaz na galeria de artes Luciano Agra da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, é a exposição “Natureza Vestida”, do produtor Maurício Camargo. A visitação das exposições acontece, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e sábados domingo e feriados, das 10h às 21h. Entrada aberta ao público de todas as idades.

A exposição compõe retratos realizados em dois momentos distintos no ano de 2012. Alguns deles são de visitantes da mostra organizada pelo projeto de fora adentro mapa gigante interativo do Rio de Janeiro, que compôs o stand pop ciência no evento internacional sobre sustentabilidade, Rio + 20. E parte é resultado da atividade levada a cabo da semana da criança dentro da escultura pública casa mãe terra.

“A arte é espelho, um retrato desse estado. Por isso natureza vestida é um desses reflexos, nascidos da experimentação individual e então entendidas a mais pessoas”, disse o produtor Maurício Carmago.

Outras exposições – Além da “Natureza Vestida”, o público vai encontrar a exposição “Trânsito”, do fotógrafo Paulo Rossi, no corredor superior de entrada da galeria. São fotos em que mostra o olhar do fotógrafo sobre o movimento das pessoas nos aeroportos do país.

Na parte inferior da galeria de artes o visitante poderá ver a Mostra Nordeste de Artes Visuais, uma coletiva de artes contemporânea que reúne artistas representantes de todos os Estados nordestinos. A exposição é itinerante e organizada pela Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RR/MINC) e da Representação Nordeste da Fundação Nacional de Arte em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (BNB) e Prefeitura Municipal de Recife (PE) para a Copa das Confederações. Essa mostra já foi exibida nos Estados de Pernambuco, Alagoas e agora na Paraíba. Nos próximos meses a exposição irá para Maranhão e em seguida Piauí e Bahia.

“Elas – Memórias e Conquistas” é outra exposição em cartaz na galeria que reúne fotografias e reproduções de matérias jornalísticas da A União Superintendência de Imprensa e Editora em parceria com a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Secretaria de Educação do Município de João Pessoa. No local o público vai encontrar um espaço interativo com mulheres paraibanas que fizeram história, a exemplo de Elizabeth Teixeira, Margarida Maria Alves e Zabé da Loca, a septuagenária de Monteiro, que encanta o Brasil ao se apresentar em público com a sua banda de pífanos.

Em outro espaço o público vai encontrar uma seleção de páginas do jornal A União, em que constam reportagens, artigos e notícias sobre a atuação da mulher na história da Paraíba, do Brasil e do mundo. Nestas páginas estão inseridas reportagens sobre movimentos feministas, os direitos sociais ampliados da mulher, o perfil da mulher no trabalho e suas principais conquistas, destacando a moda da década de 1970, quando a estilista inglesa Mary Quant lançou a minissaia, num país tradicionalmente machista e conservador. Kay France, a paraibana de nome inglês, que foi a primeira brasileira a atravessar, a nado, o Canal da Mancha, terá seu lugar reservado no evento.

Outra exposição que tem chamado à atenção é a mostra “Um olhar sobre Brennand”, uma exposição coletiva fruto de uma ação, realizada em maio de 2014, voltada para a fanpage do Facebook (/artebrennand) e do perfil do artista no Instagram (@instabrennand). As pessoas usavam a hashtag #umolharsobrennand para marcar as imagens. “A Oficina Cerâmica Brennand elegeu dez fotos para participar da exposição”, explicou Helena Viktoria Brennand, diretora de cultura e comunicação do espaço Brennand.

As 56 fotografias enviadas foram selecionadas pela professora Renata Vitor. Destas, apenas 10 foram selecionadas. Nelas o olhar curioso de fotógrafos acostumados a realidade fria das ruas e avenidas de concreto armado. O local escolhido para sessão de fotos foi o seu ateliê, instalado nas terras do antigo Engenho (depois Cerâmica) São João, no bairro da Várzea, no Recife, onde estão expostas muitas de suas obras, parte delas dispostas a céu aberto, em um grande jardim central.

A exposição “Esporte para a Vida” também está em cartaz na Estação das Artes. A exposição individual é de autoria do fotografo italiano Fabiano Avancini e permanece em cartaz até o dia 30 de outubro. O horário de visitação é de terça à sexta-feira das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados das 10h até 21h.

A exposição documenta as atividades do Vietnam Veterans of America Foundation em Angola, no ano de 2005. A instituição visa recuperar psicologicamente as vítimas das minas terrestres por meio do futebol. As obras estarão à venda e a renda será revertida para uma instituição de caridade. Fabiano Avancini é um fotojornalista natural de Padova (Itália). Começou a fotografar aos 7 anos de idade. Fotografou os campos de refugiado da Croácia, em 1992, quando decidiu trabalhar para um jornal local. São de sua autoria as fotografias do artigo “Campos Minados”. Viveu e trabalhos muitos anos em Vicenza, Itália.

Publicou em jornais, revistas de várias partes do mundo, foi fotografo de moda para as grifes de Vogue-Gioiello, Benetton, Hugo Boss, Marzotto Group, Miluna, Zancan, Roberto Coin, Aprila, TelePiù, Vicenza Trade Fair. É de sua autoria a obra: “Close The Circle” – Lamec – Basilica Palladiana – Spilimbergo.

Fez parte de várias coletâneas de fotografias. Em 2006, viajou para a China onde documentou a doença de que ainda existem em algumas vilas fantasmas perdidos. Em Angola produziu reportagem sobre futebol para portadores de deficiência. Recentemente expos em Porto Alegre (Brasil) suas viagens.

 SERVIÇO:

EXPOSIÇÕES

Natureza Vestida, Mostra Nordeste de Artes Visuais, Esporte para a vida, Um olhar sobre Brennand, Elas: Memórias e Conquistas, Mostra Iconográfica Nísia Floresta, Feminina Arte, Espaço Arte PB.

Local: Galeria de Arte Luciano Agra da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano

Entrada gratuita

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb