Produtos de artesãs pessoenses terão destaque em desfile no Ponto de Cem Réis

Por - em 575

Dani Rabelo e Thadeu Rodrigues

No dia 15 de abril, as peças produzidas por artesãs de João Pessoa foram destaque no São Paulo Fashion Week, sendo inseridas dentro da coleção do estilista Ronaldo Fraga. Nos dias 28 e 29 de abril, às 16h, um novo grupo de artesãs irá mostrar os seus produtos, mas dessa vez a passarela será montada no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital paraibana.

Dentro da programação da II Exposição Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável, irão acontecer dois desfiles produzidos pela João Pessoa – Fashion Business, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM). Na passarela estarão os materiais produzidos pelas artesãs ligadas à SEPPM.

Dez modelos profissionais irão desfilar para o público do evento, que este ano acontece em conjunto com a Feira Municipal do Trabalho, peças que estarão expostas no local. “Teremos roupas e acessórios feitos com materiais e técnicas diversas, entre elas, crochê, fuxico, sementes, tricô e patchwork”, destacou o produtor de evento Ronaldo Vasconcelos.

Há 17 anos no mercado, o produtor vê como uma grande oportunidade trazer esse olhar “fashionista” para o artesanato. “Este é um evento aberto, e as pessoas terão a oportunidade de conferir como as peças que estão sendo expostas podem compor um visual, e valorizar um look. Através desse desfile ajudamos na valorização do trabalho feito pelas artesãs da Capital paraibana”, disse.

Para a coordenadora de Trabalho e Renda da SEPPM, Regina Bonfá, o desfile também irá ajudar na comercialização dos produtos, afinal, eles estarão em destaque nas modelos: “Uma coisa e ver a sua peça em um mostruário, outra coisa é vê-la compondo um visual”.

Artesanato, trabalho e renda – A segunda edição da Exposição Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável contará com a participação de 140 expositoras, entre artesãs individuais e grupos, que serão instaladas em uma tenda na frente da estrutura da II Feira Municipal do Trabalho. Os secretários Giucélia Figueiredo e Diego Tavares, SEPPM e Secretaria de Trabalho, Produção e Renda, resolveram unir os dois projetos, possibilitando que participantes e visitantes possam usufruir do que for colocado no local.

Além da presença das artesãs e do desfile, a exposição contará também com outros parceiros, entre eles, a Novety Cosméticos, MaryKay, Racco e São Braz.

Dentro da II Feira Municipal do Trabalho, serão realizadas oficinas de qualificação profissional para facilitar a entrada no mercado de trabalho. As qualificações acontecerão nas áreas de transportes, moda, beleza, segurança do trabalho, saúde do trabalhador, internet, gestão de pessoas, produção de eventos, cuidador de idoso e marketing pessoal, entre outras.

O Banco Cidadão também estará presente, incentivando o empreendedorismo. No local, futuros empresários, ou aqueles que desejam ampliar o seu negócio, poderão se inscrever para obter o empréstimo.

Outros serviços disponibilizados serão a obtenção de documentos, como a Carteira de Trabalho, RG e CPF, que acontece através de uma parceria com o Governo do Estado e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

A segunda edição da Feira Municipal do Trabalho também tem parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Sest (Serviço Social do Transporte), Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), ABRH-PB (Associação Brasileira de Recursos Humanos na Paraíba), Unipê (Centro Universitário de João Pessoa) e IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).