PMJP concede crédito de R$ 1,1 mi pelo Banco Cidadão durante Feira Municipal do Trabalho

Por - em 517

Thadeu Rodrigues

 

Nesta quarta-feira (29), último dia da segunda edição da Feira Municipal do Trabalho, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai beneficiar 275 empreendedores com assinaturas de contratos de empréstimos no valor de R$ 1,1 milhão pelo Banco Cidadão. A solenidade ocorrerá às 9h, no Ponto de Cem Réis, com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.

O secretário municipal de Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, destaca que o evento é um sucesso, superando a edição do ano passado. Neste, a população tem acesso a diversos serviços, como oficinas de capacitação para o mercado de trabalho, inscrição no Banco Cidadão e às oportunidades do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP).

“Estamos cada vez mais próximos da população, buscando os empreendedores por toda João Pessoa. Além do empreendedorismo, apoiamos o acesso ao trabalho e a segurança do trabalhador no desempenho de suas atividades. A prefeitura está dando várias oportunidades e cuidando das pessoas”.

Segundo o secretário, para ter acesso ao emprego, é preciso haver capacitação. “O Sine-JP identificou os setores em que há demanda por trabalhadores, e nós convidamos dez instituições para serem parceiras do evento na capacitação, ministrando oficinas para suprir esta necessidade. Quem quer participar pode vir, ainda há vagas”, afirmou Diego Tavares.

O Banco Cidadão está com um estande no local, onde quem quer iniciar uma atividade ou melhorar a que já desempenha pode fazer sua inscrição. Manuel Messias procurou o serviço para ampliar seu negócio de locação de mesas e artigos para festas. “Trabalho na atividade há 28 anos, mas agora quero investir mais, adquirir mais recursos para realizar um trabalho com mais qualidade”.

Oficinas e capacitação – Crizelle Martiniano participou da oficina de Produção de Moda, promovida pelo Unipê, com o objetivo de trabalhar na área. “Acompanho moda e acho que ter estilo é muito importante. Espero me capacitar para ingressar neste setor”.

Já Raimundo Sousa fez a capacitação sobre segurança do trabalho na indústria, com foco na construção civil, pelo Senai de Bayeux. “É muito importante haver esta discussão para a segurança do trabalhador. O Brasil registra uma média de 400 mil acidentes de trabalho no ano, com destaque para a construção civil. Por isso, há uma preocupação do Ministério do Trabalho sobre a norma regulamentadora 35, que trata do trabalho nas alturas”.

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos na Paraíba (ABRH-PB), Maria da Penha Silva, ministrou a oficina Talento adaptável: empreendendo sua carreira e falou sobre a necessidade de o trabalhador se ajustar às constantes mudanças do mercado de trabalho. “É preciso fazer sempre melhor”, frisou ela.

1.400 vagas – O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) disponibiliza nesta semana 1.400 oportunidades, e o jovem de 19 anos, Alex Douglas, está concorrendo a uma delas. “Eu fiquei sabendo do evento e vim em busca do primeiro emprego”, disse. Para ele, o evento é muito útil à população. “Quanto mais ações assim, melhor para o povo”, destacou.

Para fazer o cadastro no Sine-JP e concorrer às vagas, é preciso que o trabalhador esteja de posse de RG, CPF, currículo e Carteira de Trabalho. O serviço do Sine-JP utilizado por Gilberto da Silva foi a habilitação ao seguro-desemprego. “Esta é a primeira vez que faço o pedido do benefício. A disponibilidade deste serviço aqui na Feira do Trabalho foi bastante cômoda”.

Serviços – Quem participar da Feira terá acesso a diversos serviços. A Superintendência Regional do Trabalho está emitindo a Carteira de Trabalho, enquanto o INSS orienta sobre direitos previdenciários, perícia médica, assistência social e reabilitação.

A Secretaria Municipal de Saúde emite o cartão do SUS, faz aferição de pressão, teste com monoxímetro, informa sobre higiene bucal e prevenção do câncer de boca. Já o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest regional JP e estadual) reforça a prevenção dos acidentes de trabalho.

Há, ainda, emissão de carteira de identidade, pelo Governo do Estado; inscrição no Cadastro Único, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), e inscrição no programa Minha Casa, Minha Vida, pela Secretaria Municipal de Habitação (Semhab). Já o Sebrae informa sobre formalização e abertura de microempresa.

 

Dia 29/04 (quarta-feira)

Manhã: 9h

Auditório: assinatura de contratos de empréstimos do Banco Cidadão

 

Sala 01: Gestão de pessoas com foco em resultados – ABRH-PB

Sala 02: Produção e gestão de eventos – IFPB

Sala 03: Cuidador de idoso: uma profissão em ascensão – Escola técnica de Saúde – UFPB – Aspectos legais e mercado de trabalho. Cuidados práticos com a saúde do idoso.

Sala 04: Automação pneumática – Senai JP – Conhecimento de sistema movido a ar comprimido.

Sala 05: Marketing pessoal – Unipê

 

Tarde: 14h

Auditório: Audiência pública em memória das vítimas de acidente de trabalho

 

Sala 01: Case de sucesso na Comunidade Chã Jardim. A comunidade de Chã Jardim mostra aos visitantes a importância de praticar o turismo sustentável, preservando o meio ambiente e as tradições culturais.

Sala 02: Navegar com segurança na internet – IFPB

Sala 03: Saúde e qualidade de vida: Ferramentas indispensáveis para as ações do trabalhador – Escola técnica de Saúde – UFPB – vivenciar de forma prática a anatomia morfofuncional do trabalhador, epidemiologia das patologias laborais, ergonomia e relações com as atividades laborais.

Sala 04: Novas regras do seguro-desemprego – SRTE (TEM) – Atualizar as empresas em relação às últimas mudanças do seguro-desemprego, o empregador Web e as regras de encaminhamento do Sine-JP através da IMO.

Sala 05: O condutor de veículos de emergência: transportando vidas com segurança – Sest/ Senat