Programa de microcrédito da PMJP ajuda mães no sustento da família

Por - em 521

Thadeu RodriguesRoupasaAnaMaria_FotoGilbertoFirmino (43)

O Banco Cidadão, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), oferece crédito para montagem de um negócio e capacitação na gestão, mas além do lucro dos empreendedores, há histórias de superação. Em torno de 66% dos atendidos pelo programa de microcrédito são mulheres e, destas, muitas são mães e chefes de família, que têm no Banco Cidadão uma oportunidade para sustentar seus filhos.

Fabiana Bezerra tem três filhos e se desdobra para desempenhar o papel de mãe e o de empreendedora e provedora do lar. Dona de uma cafeteria e doceria no bairro do Cristo, ela emprega dois funcionários, após os negócios terem crescido com o investimento do Banco Cidadão.

“Eu comecei meu negócio há cinco anos, mas com o crédito do Banco Cidadão, há pouco mais de um ano, eu pude investir no meu estabelecimento e, com isso, aumentar a clientela e minha renda. Os recursos eu utilizei na reforma do espaço e na compra do maquinário, mas o principal benefício é para minha família, meus filhos, que dependem de mim para tudo”, ressaltou.

O secretário municipal do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, que é gestor do Banco Cidadão, destaca que as mulheres naturalmente têm o perfil empreendedor, que é ainda maior quando trata-se de mães que também são chefes de família.

“Ao longo dos anos, o Banco Cidadão tem ajudado mães a realizarem a missão de cuidar dos seus filhos e de prover o sustento de suas famílias. Os números do Banco evidenciam que as mulheres representam dois terços dos empreendedores que beneficiamos. E as histórias de vida e de superação são as mais diversas possíveis”, enfatizou o secretário.

Vestuário – Já Ana Maria, mãe de quatro filhos, viu no Banco Cidadão uma oportunidade de melhorar a atividade de venda de roupas. “Eu já trabalho no ramo há uns dez anos, mas não tinha capital de giro para crescer. Daí, eu soube do Banco Cidadão por meio de uma amiga, que foi quando as coisas mudaram. Pude comprar mercadoria em maiores quantidades e barganhar nas compras”, contou.

A empreendedora é mãe de quatro filhos, todos já adultos, mas os que ainda moram com ela, ainda dependem do seu trabalho. “Aqui todo mundo ajuda, contribui com as contas, mas eu não paro de trabalhar para dar o melhor aos meus filhos”, destacou Ana Maria.RoupasaAnaMaria_FotoGilbertoFirmino (20)

Microcrédito – O Banco Cidadão concede empréstimos no valor de até dez salários mínimos (R$ 7.880), com taxa de juros de 0,9% ao mês e carência de até três meses. Os pagamentos podem ser quitados em até 24 meses. Para ter acesso ao crédito, o interessado deve ter idade a partir de 18 anos e ser residente em João Pessoa há, no mínimo, seis meses. O microempreendedor não pode estar inadimplente nos cadastros de proteção ao crédito.

O Banco Cidadão integra a Secretaria do Trabalho, Produção e Renda, localizada na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro. No momento da inscrição, o interessado deve portar original e xerox de RG, CPF e comprovante de residência do mês atual e de seis meses anteriores. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30.