Palestras e roda de diálogo comemoram os 127 da abolição da escravidão

Por - em 442

Nayanne Nóbrega

Nesta quarta-feira, dia 13 de maio, celebram-se 127 anos da assinada a Lei Áurea pela princesa Isabel, que aboliu a escravatura no Brasil, em 1888. Como forma de comemorar a data a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através de Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial realizará palestras e roda de diálogo para refletir políticas públicas para essa população.

Neste dia 13, o evento acontecerá, às 14h, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), em Mangabeira, com uma palestra sobre “Abolição e Extermínio da Juventude Negra”. Já na próxima segunda (18), às 14h, acontecerá uma roda de diálogo sobre a abolição e racismo institucional, na Casa da Pólvora, no Centro da Capital.

De acordo com Nivaldo Pires, coordenador de Promoção à Igualdade Racial, o dia 13 é uma data para se refletir sobre os aspectos econômicos e sociais da população negra. “Durou um bom tempo para os afrodescendentes serem aceitos pela população, após a abolição. Tanto é que a vida dos negros ainda continuou difícil, pois o Estado brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que eles fossem integrados no mercado de trabalho e disputassem uma renda mensal igual a da população branca. Esses problemas da ordem econômica fazem parte da reestruturação do Capital”, avaliou.

Segundo o gestor ainda há um imenso preconceito contra os negros no Brasil. “Apenas nos último 12 anos políticas públicas voltadas para os negros foram colocadas em pauta pelos governantes, como a criação da Secretaria Nacional de Promoção à Igualdade Racial e estratégias como as cotas nas universidades públicas. Tudo isso tem como objetivo garantir direitos sociais e econômicos e marca uma luta de anos do movimento negro. Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade que finge não ter preconceito e a democracia racial é um mito”, ressaltou.