Secitec capacita 1100 alunos em cursos das Estações Digitais e abre novas turmas
Hellen Nascimento
Para 1100 jovens e adultos que moram em João Pessoa o ano começa de forma mais otimista. É que eles anexam ao curriculum o certificado de conclusão de curso que fizeram em uma das 30 Estações Digitais mantidas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) de João Pessoa. Este número de pessoas capacitadas é resultado apenas dos cinco primeiros meses deste ano. Quem quiser fazer parte dessa estatística é só procurar uma das unidades que as inscrições estão abertas. As novas turmas já se iniciam a partir do dia 1º de junho.
Os cursos ofertados são: Informática Fundamental e Aplicativo de Escritório, além dos cursos de DJ e Manutenção de Celular, estes com turmas na Casa Brasil, no bairro do Costa e Silva.
Bival Dantas, secretário de Ciência e Tecnologia, destaca que os cursos, além de promoverem a inclusão digital, também contribuem na geração de emprego e renda, já que preparam pessoas para o exigente mercado de trabalho. “Internet é muito mais que acessar mídias sociais. Nos cursos que disponibilizamos, damos o primeiro passo na área de informática e os alunos aprenderão a usar corretamente essa ferramenta imprescindível da atualidade”, ressaltou.
As inscrições para novas turmas já estão abertas e poderão ser feitas durante o mês de maio. Os interessados terão que levar RG, CPF e comprovante de residência até as Estações Digitais. Para mais informações, o telefone de contato é 3214-3424. Para receber o certificado, o aluno terá que concluir em três meses o curso, que tem duração de 40h/aula.
Estações Digitais – Iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, por meio de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, cujo objetivo central é o combate à exclusão digital. Atualmente, João Pessoa possui 30 Estações Digitais em funcionamento, equipadas com 11 (onze) computadores conectados à internet banda larga, uma impressora e um scanner com o objetivo de facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).
Casa Brasil – Localizada no bairro Costa e Silva, a Casa Brasil é um projeto que busca unir o acesso às novas tecnologias com a cultura, arte e a cidadania. É um espaço comunitário, gratuito e irrestrito que funciona como centro de aperfeiçoamento tecnológico, entretenimento, articulação comunitária e participação popular. Isso estimula uma gestão participativa com ampliação da cidadania e fortalece a ação da sociedade civil.