Parceria irá ampliar curso de aproveitamento integral de alimentos da PMJP

Por - em 577

Max Oliveira

 

Uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Coordenação de Juventude, com a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviço (Empasa) vai garantir a manutenção e ampliação do curso ‘Arte na Cozinha’. A iniciativa está sendo realizada no Centro de Referência da Juventude Ilma Suzete, nos Funcionários II. O curso, que capacita 25 pessoas e teria duração de três meses, com a parceria, irá agora se estender até o final do ano.

“É uma ação conjunta entre os dois órgãos que visa capacitar um público para trabalhar contra o desperdício de alimentos e oferecer qualificação para o mercado de trabalho dessa área”, disse a Coordenadora Municipal de Juventude, Marília França.

Com essa parceria, a Coordenação de Juventude realiza a oficina que beneficia adolescentes, jovens e adultos, enquanto que a Empasa viabiliza recursos financeiros para a compra de alimentos que serão utilizados na oficina de aproveitamento integral de alimentos.

Durante o curso, que acontece nas tardes de terça e quartas-feiras, os alunos recebem orientações de conservação e higienização dos alimentos, além de aprender como preparar receitas com o aproveitamento de cascas, folhas e sementes.

Em um levantamento de 2014, o Banco Mundial estimou que, anualmente, de um terço a um quarto dos alimentos produzidos para o consumo humano é perdido ou desperdiçado. “Do campo à mesa, perde-se muito alimento que poderia suprir a carência alimentar de todo o mundo. Ao jogar fora cascas, sementes, talos e folhas, descarta-se também boa parte das vitaminas e minerais. Inovações na conservação e no aproveitamento integral dos alimentos são as bases do nosso curso”, disse Ana Queiroz, que ministra o ‘Arte na Cozinha’.

Ana Queiroz revela dicas importantes sobre o aproveitamento de alimentos que são utilizadas no curso, mas que qualquer pessoa pode fazer em casa.

Cascas – “Pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. O que sobrar na peneira pode ser aproveitado para preparar brigadeiros e bolos”.

Folhas – “De cenoura e beterraba, cruas, caem bem na salada. E as de batata-doce, couve-flor, abóbora, mostarda e rabanete devem ser refogadas”.

Sementes  – “Torradas e moídas se tornam farinhas no preparo de bolos, pães e biscoitos. Se for preciso, complete com farinha comum”.