Artesãs de João Pessoa são convidadas a integrar Inventário da Cultura Paraibana

Por - em 808

Dani Rabelo

SEPPM_feira_mulheresempreendedoras_foto_dayseeuzebio_70João Pessoa é uma das cidades nordestinas que possui uma riqueza artesanal incalculável, pois na cidade são confeccionados objetos que trazem em si a expressão de sua origem, e a marca forte da cultura em que foi gerado. Pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), são atendidas 600 artesãs organizadas em grupo e algumas individualmente, e algumas delas farão parte do Inventário da Cultura Paraibana, que está sendo feito pelo Programa de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), intitulado “Paraíba Criativa”.

Uma equipe do “Paraíba Criativa”, coordenada pelo professor André Piva, esteve em uma das reuniões organizadas pela Coordenação de Trabalho e Renda da SEPPM, e explicou como acontece o Inventário. As 60 artesãs que aceitaram participar do projeto preencheram uma ficha descrevendo o trabalho feito, a matéria prima, o processo de confecção, além de terem seus trabalhos fotografados.

Os nomes e as fotos das artesãs serão inseridos no site www.paraibacriativa.com.br (ainda em construção) com exposição gratuita. “Além da divulgação, teremos, através do Inventário e do site, a preservação da memória, e um mapeamento mais exato das pessoas que trabalham com artesanato, assim como outros segmentos culturais, em João Pessoa e na Paraíba. Esse é um passo importante para a construção do nosso Plano Municipal de Cultura”, destacou um dos membros do programa de extensão, Mario Murta.

SEPPM_feira_mulheresempreendedoras_foto_dayseeuzebio_305Na opinião da coordenadora do Trabalho e Renda da SEPPM, Regina Bonfá, essa é uma ótima iniciativa, e com certeza irá ajudar na valorização e na divulgação do trabalho feito por essas mulheres. “Está sendo construído algo de grande importância para quem trabalha com artesanato. A partir desse Inventário elas terão ainda mais reconhecimento, e pessoas de todo o mundo poderão saber o que elas produzem”.

Regina Bonfá ainda ressaltou que essas primeiras artesãs irão “chamar” outras artesãs. “Lidamos com pessoas simples, que muitas vezes não sabem analisar, em um primeiro momento, a importância de participar de um projeto assim. Tenho certeza que assim que o site estiver no ar, outras mulheres irão se interessar, e essa rede irá aumentar ainda mais”.

Feira – Também está sendo feito através do “Paraíba Criativa” o inventário de outros segmentos da cultura popular, e a previsão é que até junho aconteça o lançamento do site, e em novembro a feira interativa. As artesãs da PMJP foram convidadas para participar dos dois eventos, e na feira, elas terão um espaço preparado para recebê-las, possibilitando que os visitantes acompanhem o processo de confecção de alguns produtos em tempo real.