População da 6ª região do Orçamento Participativo elege conselheiros e debate melhorias
Após aproximadamente 80 reuniões preparatórias, nesta quinta-feira (21) a 6ª Região de Participação Popular (RPP) realizou sua audiência regional do ciclo 2015 do Orçamento Participativo da cidade João Pessoa. Participaram das discussões mais de 130 pessoas que também elegeram dez conselheiros para a região. Os conselheiros têm a função de monitorar o atendimento e a execução das demandas aprovadas pela população nas audiências do Orçamento Participativo e servir de elo entre a população e poder público.
O prefeito Luciano Cartaxo abriu a audiência lembrando a intensa autuação da Prefeitura na região. Só no Vieira Diniz, um dos bairros integrantes da 6ª RPP, já foram entregues 500 apartamentos e em junho serão mais 480. O Jardim Veneza, que também faz parte da 6ª RPP, foi beneficiado com mais de 500 apartamentos. “Estamos demonstrando nosso compromisso com uma política pública de habitação, de buscar soluções para os problemas e de melhorar a vida da população”, afirmou o gestor municipal.
A 6ª RPP é formada pelos Bairros do Bairro das Indústrias, Distrito Industrial, Cidade Verde I, II, III e etapa, Jardim Veneza. Conjunto José Vieira Diniz, Nova Trindade, Conjunto Nossa Senhora das Graças, Conjunto das Indústrias, Loteamento Cajueiro, Mumbaba, Três Lagoas, Conjunto Padre Ibiapina, Chatuba, Loteamento Verde Vale, Loteamento Cidade Jardim, Condomínio da Paz, Loteamento Clovis Gondin, Loteamento Jardim Verona, Nova Veneza, Estrela de Prata, Jardim Paraíso, Loteamento Barro de Ouro e João Magliano.
Ainda sobre os benefícios recebidos pela região, Cartaxo lembrou o Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) do Bairro das Indústrias. “O Crei é muito importante, pois além de assegurar a educação é também uma segurança para as mães que precisam trabalhar. Mas ainda temos creches e também escolas em tempo integral para serem entregues”, disse.
Os secretários estiveram presentes e prestaram contas das demandas eleitas em anos anteriores e ouviram as reivindicações da população, sugestões e propostas. Foram demandadas na região a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Recreação (Sejer), Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e a Secretaria de Planejamento (Seplan). “É desse jeito, trabalhando juntos, que a cidade cresce”, sentenciou.
Conselheiros – O secretário do Orçamento Participativo, Jacksom Macedo destacou a importância dos conselheiros dentro dos ciclos do OP. “Eles vão representar as comunidades nas relações com o governo, são os responsáveis por estreitar essas relações”. Foram eleitos pela 6ª RPP Maria de Lourdes Félix da Silva, Emilene Silva de França, Joana Cassimiro de Lima, Marcondes José da Silva, Antônio Robélio Ferreira, Alecssandro Santos Silva, Valquíria da Silva Lima, Claúdio Costa Crispim, Sandra Fontes e Lucineide dos Santos.