Prêmio vai estimular debate sobre a igualdade de gênero nas escolas da rede municipal

Por Dani Rabelo - em 676

Dani Rabelo

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), lança nesta quarta-feira (27), às 9h, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, o 1º Prêmio Eleonora Menicucci – Igualdade de gênero nas escolas.

Desenvolvido pela Coordenação de Educação Inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica, não lesbofóbica da SEEPM, que também contou com a colaboração do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação Sobre a Mulher e Relações de Sexo e Gênero (Nipam), o prêmio consiste em um concurso de redações e experiências pedagógicas de igualdade de gênero realizadas no ambiente escolar. Serão contemplados os trabalhos desenvolvidos por estudantes, professores e pela própria escola.

Segundo a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Giucélia Figueiredo, esse prêmio representa o pensamento da gestão do prefeito Luciano Cartaxo: “Todos nós que compomos a Prefeitura de João Pessoa entendemos que através da educação podemos mudar conceitos e comportamentos, e entre eles o machismo, sexismo e racismo. Em conjunto com a Secretaria de Educação, estamos, através do Prêmio, incentivando a inserção desse debate nas unidades escolares municipais, pois sabemos que assim estamos estimulando e fortalecendo a reflexão crítica acerca das desigualdades existentes em nossas escolas e sensibilizando a sociedade sobre tais questões”.

No 1º Prêmio Eleonora Menicucci – Igualdade de Gênero nas Escolas, as redações e experiências pedagógicas não poderão apresentar nenhuma forma de exclusão, preconceito e discriminação a questão de raça, etnia e orientação sexual e identidade de gênero.

“O debate sobre igualdade de gênero também passa diretamente por essas questões, e queremos ver como a escola, os professores e os alunos podem atuar nesta mudança de pensamento. Em 2014 desenvolvemos um trabalho nas escolas municipais colocando essas questões para os estudantes, e tivemos uma excelente recepção dos próprios alunos, professores e diretores”, explicou a coordenadora de Educação da SEPPM, Girlani Lima.

Sobre a escolha do nome do prêmio, Giucélia Figueiredo revelou que o histórico da atual ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, junto com a sua ligação com João Pessoa foi fundamental: “Ao sair da prisão, em 1973, Eleonora Menicucci vem para João Pessoa, e foi aqui que, além de começar a sua vida docente na UFPB, ela iniciou a sua pesquisa sobre as condições de vida das mulheres brasileiras”.

Sobre o prêmio – Neste primeiro momento, no auditório do Centro Administrativo Municipal, estarão presentes profissionais da área de educação da Rede Municipal, representantes de movimentos de mulheres e de organizações da sociedade civil, e lá será apresentado o edital, seus prazos, regras e premiações.

O Prêmio é dividido a três categorias: Escolas Públicas Municipais, Professores de Escolas Públicas Municipais e Estudantes de Escolas Públicas Municipais. As inscrições terão início no dia 27 de maio de 2015, a partir das 18h, e deverão ser realizadas até 30 de setembro de 2015, exclusivamente via internet para todas as categorias, no site da PMJP: www.joaopessoa.pb.gov.br. O edital também estará disponível no mesmo espaço.

Para participar do Prêmio Eleonora Menicucci, as escolas da rede municipal de ensino deverão apresentar inscrição para no mínimo uma das três categorias de premiação: “escola”, “professor” e “estudante”. Atendendo as exigências de cada categoria, entre elas, o preenchimento da ficha de inscrição.

Na categoria estudante, só poderão participar alunos do ensino fundamental I do 5º ano; ensino fundamental II do 8º ano; e estudantes da EJA, do ciclo IV. Os alunos poderão participar do prêmio através de uma redação contendo: título, introdução, desenvolvimento, conclusão, e no mínimo 30 linhas.

No seguimento educação infantil (Creis/Escola), a inscrição se dará somente para as categorias “escola” e “professor”. Além do preenchimento da ficha de inscrição, deverá ser apresentada a sistematização da experiência realizada pela equipe técnica, desenvolvida no Plano de Ação.

Para a categoria “professores”, será necessária a apresentação de uma sistematização da experiência descrita entre 10 e 15 páginas, contendo: introdução, objetivos, metodologia, conclusões e referências.

A escolha dos premiados será feita no período de 1º de outubro até 30 de novembro de 2015, pela Comissão de Seleção e pela Comissão Julgadora. Os resultados serão divulgados no portal da Prefeitura, no mês de dezembro de 2015, no endereço eletrônico www.joaopessoa.pb.gov.br, e a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Eleonora Menicucci acontecerá no mesmo dia da premiação da Escola Nota 10 do ano 2015, em João Pessoa-PB. Serão convidados a comparecer à cerimônia de entrega do Prêmio os três premiados das três categorias.

As premiações terão como referência os seguintes valores:

Premio Escola

1º lugar – Data Show

2º lugar – Tablet

3º lugar – Coleção de Livros

Prêmio Professor

1º lugar – Notebook

2º lugar – Tablet

3º lugar – Coleção de Livros

Prêmio Aluno

1º lugar – Notebook

2º lugar – Tablet

3º lugar – Coleção de Livros

Sobre Eleonora Menicucci – Eleonora Menicucci de Oliveira, que atualmente é ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, é feminista de primeira hora, da chamada “segunda onda do feminismo brasileiro”, que acontece a partir de 1975. Mineira da cidade de Lavras, nasceu em 21 de agosto de 1944. Interessou-se pelo ideário socialista na juventude e, após o golpe militar de 64, iniciou sua participação em organizações de esquerda.

Em 1971, foi presa e passou quase três anos na cadeia, na cidade de São Paulo. Ao sair da prisão, reorganizou sua vida em Belo Horizonte e, em 1978, mudou-se com seus filhos para João Pessoa, onde deu início à sua carreira docente na Universidade Federal da Paraíba.