Professores e alunos podem se inscrever em prêmio sobre igualdade de gênero até 30 de setembro
Dani Rabelo
Diretores e professores das escolas municipais de João Pessoa se reuniram nesta quarta-feira (27), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), para o lançamento do 1º Prêmio Eleonora Menicucci – Igualdade de Gênero nas Escolas. A iniciativa é da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre a Mulher e Relações de Sexo e Gênero (Nipam).
As inscrições já começam e vão até o dia 30 de setembro exclusivamente no site da PMJP – www.joaopessoa.pb.gov.br. O edital também estará disponível no mesmo endereço eletrônico. O prêmio é dividido em três categorias: Escolas Públicas Municipais, Professores de Escolas Públicas Municipais e Estudantes de Escolas Públicas Municipais.
Giucélia Figueiredo, secretária da SEPPM, destacou que os diretores e professores serão os grandes protagonistas desse projeto, que é uma grande contribuição para modificar a realidade de muitas famílias. “Ao lançarmos esse prêmio estamos utilizando uma importante ferramenta que pode mudar as pessoas: a educação. Já dizia Paulo Freire: ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo’. Precisamos erradicar esse mal e a gestão do prefeito Luciano Cartaxo se coloca nesse combate como prioridade. Não iremos medir esforços para desconstruir essa realidade que é a violência contra a mulher”, afirmou.
Na solenidade, os diretores e professores tiveram a oportunidade de entender melhor a proposta do prêmio em um debate sobre o tema. Edilma Ferreira, secretária de Educação e Cultura, também ressaltou a importância da criação do prêmio. “Esse prêmio será importante para a criação de uma nova cultura e o rompimento de conceitos que colocam essa distinção entre homens e mulheres”.
A professora Ana Lúcia, que esteve presente no evento, disse que é uma boa oportunidade para que essa temática seja inserida na sala de aula. “Aos poucos vou colocando para os meus alunos que não existe essa história de que rosa é para meninas e azul para os meninos. Precisamos colocar o tema para eles enquanto são crianças e, assim, formaremos adultos com uma visão diferente sobre”.
Premiação – A escolha dos premiados será feita no período de 1º de outubro até 30 de novembro de 2015 pelas Comissões de Seleção e Julgadora. Os resultados serão divulgados no portal da Prefeitura no mês de dezembro e a cerimônia de entrega acontecerá no mesmo dia da premiação da Escola Nota 10 do ano 2015. Serão convidados a comparecer à cerimônia de entrega do Prêmio os três premiados de cada categoria.
Os primeiros três colocados de cada categoria serão premiados da seguinte forma: 1º lugar – data show, 2º lugar – tablet e 3º lugar – coleção de livros.