Procon-JP propõe plano de metas aos bancos para melhorar atendimento aos clientes

Por - em 515

Evanice Gomes

 

Os bancos que atuam em João Pessoa deverão apresentar à Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), no dia 30 de junho, um plano de metas que melhore o atendimento aos clientes, principalmente no que se refere ao tempo de espera em fila. Este foi o resultado da reunião entre os representantes das instituições financeiras e o Procon-JP, nesta quinta-feira (18). A reunião foi convocada em decorrência de denúncias, destacando o descumprimento da legislação municipal que regulamenta o tempo de espera para atendimento.

No plano de metas, que deverá se tornar um Termo de Compromisso se aprovado pela Secretaria, deverá constar um mapeamento dos dias críticos (maior movimentação), ações para agilizar o atendimento e evitar filas, melhoria na infraestrutura, a exemplo da disponibilização de água e banheiros nas agências, e orientação ao cliente, de forma clara, de quais serviços podem ser realizados nos caixas eletrônicos. Além do secretário Helton Renê e do adjunto Marcos Santos, estiveram presentes os representantes dos bancos Itaú, HSBC, Bradesco e Banco do Brasil.

Durante o encontro, o Procon-JP se comprometeu em elaborar um levantamento das leis consumeristas locais. “Será uma espécie de check list que será encaminhado aos bancos para que eles possam se adequar a toda nossa legislação consumerista. Entendemos que o problema das filas pode ser resolvido sem medidas drásticas, por isso propomos um plano de metas a ser apresentado pelos bancos, mas com prazo de validade. Se após toda essa conversação não percebermos melhorias no atendimento ao consumidor, vamos tomar as providências necessárias que a lei nos reserva, indo da multa ao fechamento de agências”, disse o secretário Helton Renê.

Foi sugerido na reunião que os bancos busquem soluções práticas, com estrutura e pessoal, orientando os consumidores no autoatendimento e reforçando a equipe dos caixas nos dias de maior movimentação.

Mapeamento – Helton Renê solicitou que os bancos vejam os dias de maior fluxo em suas agências e adotem medidas que possam reduzir o tempo de fila, considerando os prazos de vencimentos dos principais pagamentos, como tributos e boletos, bem como dias de pagamentos de salários, pensões e aposentadorias.

“Dentro do plano de metas, os bancos já estão colaborando e fazendo propostas. Uma delas é o uso de informativos como banners, placas e impressos que estimulem a utilização dos meios alternativos de atendimento, com informações indicando um funcionário habilitado a orientar o cliente e ajudá-lo a realizar o serviço mais rápido”, disse o secretário, acrescentando que isso já é um começo.

O Procon-JP vai informar aos bancos quais as agências que mais recebem reclamações, consideradas as mais críticas de cada instituição.