Secretário Nacional de Futebol visita CT e anuncia novos investimentos no esporte

Por Max Oliveira - em 547

Max Oliveira

Visita_Sec.deNacionalde_deFutebol_foto_julianasantos 026 (9)O Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, visitou, na tarde desta quinta feira (02), as instalações do Centro de Treinamento Ivan Tomaz, no Valentina Figueiredo. Na oportunidade ele elogiou a estrutura do equipamento esportivo, que foi construído em parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com o Ministério dos Esportes, e adiantou que novos projetos para o esporte da Capital serão desenvolvidos entre os dois órgãos.

Acompanhado do secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Edmilson Alves, e do presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues, Rogério Hamam conheceu todas as dependências do CT, como a academia de musculação, sala de jogos, vestiários, galeria de fotos ‘Retraços do Futebol Paraibano’, e do gramado do CT, onde simulou um ponta-pé inicial de uma partida e deu uma boa notícia para o esporte da Capital.

“Estamos em conversas bem ricas no sentido de buscar programas que incentivem cada vez mais a prática do futebol de base”, disse Rogério Hamam, acrescentando ainda que o futebol feminino de João Pessoa deve ser a bola da vez em investimentos. “Queremos aproveitar essa estrutura maravilhosa para fomentar a prática do futebol feminino, como escolinhas, a exemplo do que já acontece com o programaVisita_Sec.deNacionalde_deFutebol_foto_julianasantos 026 (7) da Prefeitura que funciona aqui”, adiantou.

O secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Edmilson Alves, considera que a construção do CT Ivan Tomaz foi apenas o primeiro passo da parceria da Prefeitura de João Pessoa com o Ministério dos Esportes, e que agora, é o momento das ações. “O ministério já sinalizou que pretende desenvolver projetos baseados nos nossos equipamentos, e isso é de grande valia porque é uma demonstração de confiança ao trabalho que está sendo desenvolvido na cidade a partir dos nossos equipamentos”, disse.

Do CT Ivan Tomaz, a comitiva partiu para conhecer o pólo do Cristo Redentor do Programa Esportivo Educacional (Pese), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que oferece aulas de futebol gratuitas para mais de 400 crianças da Capital em três unidades. É considerado uma referência no ensino do esporte na base e na formação cidadã. Lá o secretário Nacional de Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor ouviu de um dos alunos um depoimento comovente.

Visita_Sec.deNacionalde_deFutebol_foto_julianasantos 026 (10)Lucas de Lima, 13 anos, estudante da Escola Municipal Educador Francisco Pereira da Nóbrega, no Cristo, está no Pese há dois anos, tempo que ele considera fundamental na mudança de vida que o projeto o proporcionou.

“Eu moro em uma comunidade onde o histórico de violência contra os jovens é muito alto, por conta do envolvimento com drogas. Ninguém dava oportunidade pra gente”, desabafou o garoto que escolheu a posição de goleiro para atuar nas quatro linhas. Mas é fora delas onde ele revela ter conseguido sua maior vitória.

“Os professores daqui nos ensinam muita coisa. Eles sempre dizem que nós não podemos cair, senão eles caem também. Essa é uma oportunidade grande que surgiu pra mim, e não quero decepcioná-los. Essa é uma grande oportunidade e que eu não quero desperdiçar e nem decepciona-los”, concluiu.