Coordenadoria à Cidadania LGBT realiza oficina para servidores do Distrito Sanitário V
Hellen Nascimento
A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT realizou, nesta segunda-feira (13), uma oficina sobre mulheres lésbicas e bissexuais para os profissionais de saúde que trabalham no Distrito Sanitário V, no bairro do Miramar. A iniciativa aconteceu em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e o Grupo de Mulheres Maria Quitéria (GMMQ).
A oficina faz parte de um trabalho de conscientização que vem sendo feito em todos os Distritos Sanitários da Capital, tendo como objetivo acolher integralmente, respeitando as especificidades das mulheres lésbicas e bissexuais na atenção básica de saúde.
De acordo com o coordenador Municipal de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, é de conhecimento geral que muitas mulheres não falam sobre sua orientação sexual, pois ficam inibidas no momento de seu atendimento na unidade de saúde, já que as primeiras perguntas feitas pelos profissionais são se elas são casadas, se têm parceiro fixo, entre outras. Tudo isso faz com que elas se sintam inibidas no momento do diálogo com os profissionais de saúde.
“Outra questão que precisamos dialogar são as informações sobre as práticas sexuais seguras entre mulheres, pois ainda existe um mito que as mulheres lésbicas e bissexuais não adquirem DSTs, o que não é verdade. Temos dados e precisamos dialogar sobre a importância de haver preservativos específicos para elas”, afirmou Roberto Maia.
Próximo encontro – A próxima oficina será realizada na sede do Distrito Sanitário IV, na próxima quarta-feira (16), às 14h.