Procon-JP se reúne com representantes de bancos nesta segunda-feira

Por Evanice Maria - em 413

Evanice Maria

Se adequar gradativamente ao Plano de Metas elaborado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) foi o resultado das reuniões entre o órgão e representantes da Caixa Econômica Federal na Paraíba e do Banco Santander, nesta segunda-feira, 27 de julho. O check list do Procon-JP elenca itens como o cumprimento à Lei das Filas, melhoria de serviços como a instalação de cadeiras para obesos, sanitários, água potável, acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais.

Os encontros foram resultados da Operação Via-Crúcis, que teve início na última sexta-feira, 24, e interditou duas agências bancárias na Capital. A agência Cabo Branco da Caixa Econômica Federal (Viaduto Damásio Franca – Lagoa) foi reaberta após a reunião no Procon-JP, na manhã desta segunda, 27, e a agência do Santander, na rua General Osório, reaberta à tarde. A operação Via-Crúcis continuará nas próximas semanas.

De acordo com o secretário do Procon-JP, Helton Renê, os bancos atenderam ao chamamento do Procon-JP e durante as reuniões se comprometeram em ir se adequando à lista de melhorias elaborada pela Secretaria. “Nos reunimos no início desta segunda-feira, 27, com a Caixa Econômica e acordamos que o banco vai se adequar, paulatinamente, ao nosso chek list de melhorias. Consideramos a reunião profícua e estamos dispostos a continuar com o diálogo e com nossas ações educativas/preventivas. O primeiro passo foi dado e é consenso que o bom atendimento ao consumidor é a prioridade”, informou.

O titular do Procon-JP acrescenta que durante a reunião com os representantes da Caixa Econômica na Paraíba ficou marcado novo encontro para a próxima semana, em dia a ser confirmado, na agência Cabo Branco, para dar prosseguimento às discussões de prioridades do Plano de Metas. “Vamos prosseguir com as conversações. A direção da Caixa se mostrou disposta em acelerar algumas reformas no atendimento para melhorar a oferta do serviço, além da disposição de continuar as conversações. Afirmo que a reunião foi muito proveitosa para todos, principalmente para o consumidor”, completou o secretário do Procon-JP.

Santander – Representantes do banco discutiram com a Secretaria os melhoramentos no atendimento ao consumidor, objetivo da Operação Via-Crúcis. Helton Renê salienta que dos 28 itens do Plano de Metas (10 relativos à segurança), o banco Santander só estava cumprindo nove. “Estamos na expectativa de que a direção do Santander continue o diálogo e implante as melhorias que beneficiem ao consumidor”, avalia.

Ele acrescenta a operação se concentrou nas principais reclamações do consumidor no que se refere ao atendimento, a exemplo do descumprimento à Lei das Filas, verificação de atendimento preferencial, itens relacionados à proteção e a segurança do consumidor/cliente durante sua permanência na instituição bancária, bem como o acesso à informação dos produtos e serviços, além de disponibilização de água e sanitários.