Semana da Afirmação das Mulheres Negras tem oficinas, exposição e dança nesta quinta
Dani Rabelo
Dando continuidade a programação da 2ª Semana de Afirmação da Identidade das Mulheres Negras, que nesta edição acontece no Quilombo Paratibe, serão realizadas nesta quinta-feira (30) oficinas, exposição, encontro e visita técnica. Com o tema ‘História e Cidadania das Mulheres Negras e Quilombolas’, o evento ressalta a valorização das mulheres negras e ratificar o Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, celebrado em 25 de julho.
Nesta quinta, as atividades acontecerão no horário da tarde, na Associação Quilombo Paratibe, começando às 14h com a oficina de Customização – Remanescência, cores e formas, ministrada pelo facilitador Romero Sousa, além da visita técnica ao Viveiro Municipal no bairro do Valentina. A partir das 17h será aberta a exposição “Mulheres do Quilombo”, do fotógrafo Márcio Ramos. O encerramento da programação do dia será com o “Encontro de Coco de Paragibe e Gurugi”, às 18h.
Giucélia Figueiredo, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, ressaltou a escolha da Comunidade Quilombo Paratibe para a realização do evento. “O Quilombo existe há aproximadamente 150 anos e inclusive está na lista dos reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares. Em maio deste ano, o prefeito Luciano Cartaxo entregou 68 casas e o acompanhamento dessas famílias faz parte do trabalho feito por diversas secretarias municipais. A 2ª Semana de Afirmação da Identidade das Mulheres Negras entra nesta política social que envolve a sustentabilidade social, econômica e ambiental”, afirmou.
A atividade será encerrada na sexta-feira (31), às 18h, com show de Meire Lima, na Praça da Paz, bairro dos Bancários.
Parceiros – A 2ª edição da semana aconteceu com a participação das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semam), Habitação (Semhab), Ciência e Tecnologia (Secitec), além da Coordenadoria de Igualdade Racial, Associação Quilombola Paratibe, Associação Mãos Estendidas, Grupo de Mulheres Maria Quitéria, Bamidelê, Rede de Mulheres de Terreiro e Associação Paraibana dos Portadores de Anemias Hereditárias.
Confira a programação do evento:
Quinta-feira (30)
14h – Oficina de Customização: Remanescência, Cores e Formas
Instrutores: SEPPM, Secitec e Semhab
Facilitador: Romero Sousa
Local: Associação Quilombola Paratibe
14h – Visita Técnica ao Viveiro de Mudas do Valentina
Organizadores: SEPPM, Semam, e Semahb
17h – Exposição de fotografias: Mulheres do Quilombo
Fotógrafo: Márcio Ramos
Local: Associação Quilombola Paratibe
18h – Encontro de Coco de Paratibe e Guruji
Local: Associação Quilombola Paratibe
Sexta-feira (31)
18h – Atividade cultural alusiva ao Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas
Atração: Meire Lima
Local: Praça da Paz