Mosaico Coral faz concerto em comemoração aos 430 anos de João Pessoa no Busto de Tamandaré
Dina Melo
Para saudar os primeiros raios do amanhecer da cidade que completa 430 anos nesta quarta-feira (5), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza um concerto de aniversário com o projeto Mosaico Coral, às 5h30, nas areias do Busto de Tamandaré.
No repertório, “Meu Sublime Torrão” (Genival Macedo), “Porta do Sol” (Flávio Eduardo Maroja, o Fuba), “Ai que Saudade D’Ocê” (Vital Farias) e “Chiclete com Banana” (Gordurinha/ Almira Castilho). Os arranjos são dos maestros Onivaldo Júnior, Eduardo Dias Carvalho e Tom K.
Os componentes do espetáculo são divididos em sopranos (Camila França, Dani Rabelo, Flaviana Dantas, Maria Bethânia, Trícia Nunes, Lara Oliveira, Mariana Adelino, Mônica Melo, Paula Regina e Publiana Martiliano), contraltos (Cristiane Braz, Juliana Araruna, Nathalia Andrade, Vanessa Dantas e Lourdes Jardelina), tenores (Abidias Cavalcante, Luciano Albuquerque, Crystian Sales, Diôgo Santos, Felipe Trovão e Moisés Fernandes) e baixos (Guilherme Jorvino, Max Ryan, Hugo Tavares, Raphael Rodrigues, Robson Lima e Thyago Freire).
Onivaldo Júnior assina a direção musical e regência. Concluinte da Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Paraíba, foi aluno de professores conceituados quanto à prática coral em João Pessoa, como Tom K, Eduardo Nóbrega, Geraldo Rocha e Eli-Eri Moura, com quem recebeu formação em harmonia e regência.
“Participar desta homenagem de aniversário a João Pessoa é uma emoção quase indescritível. Cantar para receber o sol, o primeiro sol deste novo ano de nossa Capital. Reproduzo a pergunta do meu coralista Abidias França: tem como não sentir essa energia?”, disse.
Projeto – O Mosaico Coral nasceu da união dos corais que regia até 2013: o Vocatus (pertencente ao Centro de Ciências da Saúde da UFPB) e o Legatto (grupo independente). Com uma proposta de coro performático, o grupo participa de festivais na Paraíba e fora, tendo por princípio a valorização musical a partir do canto coletivo, com destaque especial para a produção regional.
O Mosaico Coral investiu, este ano, na preparação de um espetáculo cênico-musical com composições populares nacionais e internacionais, com destaque para a produção original a partir da obra dos próprios coralistas.