Grupo Aedos homenageia escritores paraibanos no Varal Poético da Estação Cabo Branco

Por - em 388

Adriana CrisantoAEDOS

Os poetas Sérgio de Castro Pinto e Linaldo Guedes são os homenageados do grupo Aedos do Curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A primeira homenagem, que tem como tema “Recitando a Cidade”, acontecerá na Estação das Artes Luciano Agra, prédio da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, nesta quarta-feira (26), a partir das 19h.

A entrada é aberta ao público. O Varal desta quarta-feira (26) contará com a participação da Escola Estadual Papa Paulo VI, do bairro de Cruz das Armas; e da Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto (Penha), que prometem abrilhantar a noite, recitando poemas de Linaldo Guedes.

“O Varal Poético da Estação, tem sido um ponto de encontro de alunos, professores, poetas e apreciadores da poesia de um modo geral. Seja ela, cantada, encenada ou recitada. O que tem atraído, cada vez mais, a atenção dos alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é o objetivo principal do projeto, além da aproximação do público estudantil com poetas de forma bem interativa’’, disse a coordenadora do Varal Poético, Maria Hawley.

Os poetas:

Linaldo Guedes – É formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nasceu em Cajazeiras, Sertão da Paraíba. Publicou o primeiro livro “Os zumbis também escutam blues e outros poemas” em 1998. Lançou o livro “Intervalo Lírico”. Têm poemas seus incluídos em vários sites de literatura. Lançou, ainda, “Singular e Plural na poesia de Augusto dos Anjos” (ensaio, Editora A União, 2000) e co-organizou os livros “Correio das Artes, 50 anos”, volumes de Poesia e Contos (Editora A União 1999) e “Diálogos” (Editora Aboio, 2004). Seu nome está incluído como verbete na Enciclopédia de Literatura Brasileira, organizada por Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa. Recentemente lançou “Receitas de como se tornar um bom escritor” (Editora Chiado, 2015).

Sérgio de Castro Pinto – É natural de João Pessoa (PB), poeta, jornalista profissional e professor do Departamento de Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde defendeu dissertação de mestrado e tese de doutoramento sobre Manuel Bandeira e Mário Quintana. É formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFPB.

Participou de antologias poéticas publicadas em Portugal, Espanha e Estados Unidos. Aqui no Brasil tem poemas publicados em várias coletâneas, entre elas: “Os Melhores Poetas do Século”, “Sincretismo: A Poesia da Geração 60”, “O Cangaço na Poesia Brasileira” e “Roteiro da Poesia Brasileira: Anos 60”.

Grupo Aedos – Foi criado há um ano e meio pela professora do curso de Licenciatura em Letras da Unversidade Federal da Paraíba (UFPB), Vanessa Riambau Pinheiro. O grupo, composto em sua maioria por estudantes, conta com 10 integrantes que realizam performances poéticas e musicais com o intuito de divulgar a poesia, em especial a paraibana.

O intuito do grupo é ampliar o interesse pela literatura e valorizar os talentos nacionais e locais. Inicialmente restrito ao ambiente acadêmico, o grupo Aedos, atualmente realiza saraus em espaços variados, a exemplo da Estação Cabo Branco, Academia Paraibana de Letras e Empório Café. O grupo Aedos foi contemplado no edital 01/2014 do Fundo de Incentivo à Cultura e receberá incentivo financeiro para a realização de quatro saraus em homenagem aos seguintes autores paraibanos.

SERVIÇO:

VARAL POÉTICO – RECITANDO A CIDADE

Poetas homenageados: Linaldo Guedes e Sérgio de Castro Pinto

Hora: 19h

Local: Estação das Artes Luciano Agra

Entrada gratuita.

Informações: 3214.8303 – 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco

CONTATO PARA IMPRENSA

Maria Hawley – Coordenadora do projeto Varal Poético

Fone: 987199730 (Oi) e 996515165 (Tim)