Prefeitura apresenta calendário de atividades para a Praça da Juventude
Max Oliveira
Depois de entregar a Praça da Juventude para o moradores do Bairro das Indústrias, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), apresentou, na noite desta terça-feira (25), um calendário de atividades esportivas, culturais e de promoção a saúde para a população usufruir do novo equipamento. Dezessete modalidades serão desenvolvidas, através da parceria entre a comunidade com várias secretarias da gestão municipal.
As inscrições para participar serão gratuitas e começam a partir da próxima semana na própria praça. “Se a proposta inicial da praça é servir como um espaço de lazer e convivência para a população do bairro, com o desenvolvimento das atividades, a ideia é manter os equipamentos em funcionamento, ofertando serviços de qualidade”, destacou a coordenadora de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Marília França. “Essa é a política de juventude que vem sendo abraçada pelo prefeito Luciano Cartaxo, que visa diminuir a vulnerabilidade social entre os nossos jovens. Importante destacar que são várias secretarias realizando esse trabalho dentro do bairro, para que a nossa juventude tenha mais acesso ao esporte, cultura saúde e educação”, completou.
Uma das atividades que serão desenvolvidas na Praça da Juventude atende a um pedido especial de uma moradora do bairro. Após testemunhar a transformação que o xadrez provocou na vida do filho de 17 anos, a dona de casa, Emilene Silva, 33, acredita que esse esporte pode ajudar mais jovens se afastar de situações de riscos.
“Quando ele era mais jovem nós vivíamos em uma comunidade onde a violência é muito grande. Era uma aflição pra mim vê-lo acompanhado de más companhias. Mas desde quando começou a praticar o xadrez ele se afastou desse perigo, e hoje é um campeão no esporte e um excelente filho dentro de casa. Fico feliz de terem aceitado minha sugestão”, afirmou Emilene Silva.
Enquanto as atividades não são colocadas em prática oficialmente, a população já utiliza os espaços da Praça da Juventude fazendo diversos esportes. Um deles é Slackline – onde o praticante executa manobras se equilibrando sob uma corda. “Quando chego da universidade corro logo para encontrar os amigos na praça e fazer o Slackline”, disse o estudante Cris Ostenes Araújo, de 21 anos. “Em poucos dias já percebo a mudança de hábitos na garotada daqui, que agora tem mais opções de lazer”, concluiu.
O calendário de atividades da Praça da Juventude envolve a participação das secretarias de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Educação e Cultura (Sedec), Saúde (SMS), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e da Guarda Civil Municipal (Sesmub). Um Comitê Gestor formado por moradores do bairro ficará responsável por auxiliar na execução das atividades.
Confira todas as modalidades:
– Esporte Radical (Escolinha de Skate, além da prática de patins e Slackline);
– Basquete (Escolinhas para a comunidade e escolas municipais);
– Futsal (Escolinhas para a comunidade e escolas municipais);
– Vôlei de Dupla (Escolinhas para a comunidade e escolas municipais);
– Futevôlei (Escolinhas para a comunidade e escolas municipais);
– Vôlei de Quadra (Escolinhas para a comunidade e escolas municipais);
– Handebol (Escolinhas para a comunidade e escolas municipais);
– Futebol de Campo (Escolinhas da comunidade e aberto para equipes amadoras);
– Futebol de Sete (Escolinhas da comunidade e aberta para equipes amadoras);
– Taekwondo (Escolinhas da Comunidade);
– Kickboxing e Muay Thai (Escolinhas da comunidade);
– Capoeira (Escolinhas da comunidade e escolas do município);
– Projeto Vida Saudável (Aberto a população nos turnos da manhã e tarde);
– Extensão do Projeto das Aacadêmias da Saúde (Aberto ao público para ginastica, alongamento e pilates);
– Espiribol (Recreativa – aberta para a comunidade);
– Travinha (Recreativa – aberta para a comunidade);
– Xadrez (Aberta para a comunidade e escolas do município).