Mulheres Negras se mobilizam para Marcha em Brasília
Eliane Cristina
Representantes dos movimentos de mulheres negras da Paraíba participaram de reunião na Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), na manhã desta terça-feora (1º), para tratar da mobilização para a Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver. O evento acontece dia 18 de novembro, em Brasília.
O Comitê da Marcha das Mulheres Negras foi recebido pela secretária Giucélia Figueiredo, que reafirmou a importância da mobilização. “Entendemos como importante e oportuna à realização da primeira Marcha de Mulheres Negras não só na reafirmação da identidade das mulheres negras, como também no combate ao racismo e sexismo”, reforçou.
Terlúcia Silva, integrante do Bamidelê e presidente do Comitê da Marcha, explicou que a mobilização ocorre desde o ano passado para levar o maior número de mulheres negras paraibanas para a Marcha em Brasília. “Nossa meta é levar 100 mulheres negras paraibanas para a Marcha em Brasília. O movimento é uma estratégia coletiva de enfrentamento ao racismo e ao sexismo”, explicou.
Ainda segundo Terlúcia Silva, na Paraíba, a mobilização tem sido feita a partir da atuação do Comitê Impulsor Paraibano, constituído por mais de 20 organizações, grupos, núcleos de estudos, movimentos, comunidades tradicionais, setores governamentais e mulheres negras não agrupadas. “A mobilização tem dado resultados importantes do ponto de vista da participação, incidindo no retorno de lideranças negras aos movimentos sociais e inserção de novos sujeitos políticos na luta contra o racismo em nosso Estado”, afirmou.