Abertas as inscrições para curso de Contação de Histórias na Estação Cabo Branco
Adriana Crisanto
Estão abertas as inscrições para o curso de Contador de História para Iniciantes na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. As inscrições, que são gratuitas, estão previstas para se encerrar no dia do início do curso, 10 de novembro. Para participar do curso é necessário apenas preencher a ficha com os dados pessoais, que se encontra disponível na recepção do prédio administrativo da Estação.
Serão oferecidas apenas 20 vagas para adultos e as aulas acontecerão nas terças e quintas, das 14h às 16h, na sala de convenções I. Podem participar todas as pessoas que desejam experimentar a arte de contar histórias.
As aulas serão ministradas pelos arte-educadores José Carlos e Wellandro Duarte. “As pessoas que chegavam à Estação Cabo Branco sempre me perguntavam se tinha um curso de contação. Foi quando resolvemos fazer essa nova atividade”, comentou José Carlos.
Nas aulas, o professor irá falar sobre a origem das histórias, da contação, os tipos de histórias e como contá-las. O trabalho será voltado para vivência, prática e experimentações. “A intenção é fazer com que todos possam despertar a criatividade e ao mesmo tempo fazê-los encontrar um novo caminho para dar vida à história contada”, acrescentou Wellandro Duarte.
Sobre – José Carlos de Souza é contador de histórias e arte-educador, além de fomentador cultural no Cristo Redentor, bairro onde mora. É ator desde 1985, tendo já participado de cerca 10 espetáculos: “Meninos” (direção de Leonardo Nóbrega), “Tico-Tico Cantador” (direção de Angélica Maria), “O Cérebro do Peixe” (direção de Tarcísio Pereira), entre outros.
Enquanto diretor de teatro montou e dirigiu peças comunitárias no bairro do Cristo, sendo uma delas “A volta do filho pródigo”. Em 2007, ministrou oficinas de Contação de Histórias junto ao Programa Ciranda Curricular da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Atua, desde 2008, como Contador de Histórias na Estação Cabo Branco, onde vem utilizando sua experiência a favor da Literatura e do resgate do lúdico, junto ao público que visita o local.
Wellandro Duarte é arte-educador de teatro e estudante de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atuou nas peças teatrais “Filho Prodigo”, de Carlos de Sousa, e da adaptação do quadro de Flávio Tavares “Fragmento de um Sol Quente”, dirigida por Flávio Melo. O mesmo produz oficinas de teatro em comunidades católicas de João Pessoa e é integrante do Grupo Kairós. Ministra oficinas de teatro e contação de histórias desde 2007 pelo programa Ciranda da Prefeitura de João Pessoa e na Estação Cabo Branco.
SERVIÇO:
CURSO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – inscrições abertas
Professores/educadores: José Carlos e Wellandro Duarte
Inscrições: Até o dia 10 de novembro
Período do curso: 10 de novembro até 17 de dezembro
Início das aulas: 10 de novembro
Aulas: terças e quintas-feiras
Horário: 14h às 16h
Local: Sala de convenções I da Estação Cabo Branco
Inscrições gratuitas
Informações:
Fone: 3214.8303 – 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb