Grupo Zabala apresenta na Estação espetáculo ‘A batalha da cidade contra o Rei Lixo’

Por - em 643

Adriana Crisanto

 

Com direção de Hércules Félix, o espetáculo de teatro ‘A Batalha da cidade contra o Rei Lixo’ será apresentado neste sábado (31), às 16h, no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público de todas as idades.1

O espetáculo é encenado pelo grupo de teatro Zabala e está inserido no projeto permanente da casa chamado ‘Artecultura’, que acontece uma vez no mês. “O projeto sempre buscar expor vertentes culturais variadas. Dessa vez resolvemos trazer o teatro, porque havíamos feito apresentações musicais, de dança e bonecos de babau”, disse uma das organizadoras do projeto, Indiaci Martins.

‘A batalha da cidade conta o Lixo’ apresenta a cidade como uma mulher bela que é assediada pelo Rei Lixo. A montagem teatral é do gênero comédia educativa e se destina ao público infantil e juvenil, que participa do espetáculo executando músicas ao vivo durante o espetáculo. “A encenação debate a problemática do lixo urbano de maneira lúdica, transmitindo a mensagem sobre as boas práticas de preservação do meio ambiente para espectadores de todas as idades”, disse o ator Thiago Alves.

Grupo – O grupo Zabala de Teatro realiza produções de espetáculos educativos. Atualmente, o grupo está dando continuidade as suas práticas e promoção de apresentações de outros espetáculos como, por exemplo, ‘Bullyng Comigo’ e ‘Família é Adoção’.

Zabala Teatro surgiu em 2005 na Escola Piollin por iniciativa do arte-educador Hercules Félix, com o nome do grupo jovem piollin. Nessa escola se formou culturalmente, criou independência e uma identidade. O elenco envolve 10 componentes com atores, atrizes e percussionistas, sendo eles: Rafaela Ribeiro (Cidade), Ednilson Vieira (Lixo), Magno França (apresentador), Thiago Alves (Hercules/Gari/Político), Luciana Gomes (carteiro), Gigiolla Melo (Mãe Dolores), Vera Lúcia (contrarregra), Hercules Félix (texto e direção) e Val (música).

Resumo da peça – A peça acontece em torno da personagem “Cidade”, que passeia mostrando toda sua beleza e formosura. Atraído por sua beleza, o “Rei Lixo” tenta conquistá-la com cantorias, espalhando sujeira e o mau cheiro por todos os lados.

Na montagem ainda existe o personagem “Baltazar”, que é um amante declarado da Cidade, a defendendo sempre, mas perde a primeira batalha contra o Rei Lixo. Para sorte de Baltazar, o “Gari” (segundo personagem) aparece e expulsa o Rei Lixo. Baltazar não se contenta com a perda e quer uma revanche.

Projeto – O Artecultura foi idealizado para estimular ainda mais o conhecimento da cultura, oferecendo gratuitamente a comunidade, em especial as escolas, uma opção entre entretenimento de formação cultural, por meio de debates, workshop, música, teatro e palestras apresentados por grupos culturais.

 

SERVIÇO:

PROJETO ARTECULTURA

Espetáculo: “A batalha da cidade contra o Rei Lixo”

Sábado (31)

Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco

Horário: 16h

Entrada gratuita

Informações: 3214 – 8303 / 3214- 8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb