Festival de Música Clássica lança site próprio e inscreve para masterclasses
Dina Melo
A partir desta sexta-feira (6), o III Festival Internacional de Música Clássica, semana que compreende entre 29 de novembro e 5 de dezembro, quando João Pessoa respirará música, conta com uma página própria na internet.
Pelo endereço eletrônico www.festivaldemusicajoaopessoa.com.br, podem ser acessados fotos, vídeos, notícias, o levantamento histórico dos locais dos concertos, a programação musical completa e a biografia dos solistas convidados. A página também está disponível por um banner digital no portal da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br).
“O site vem com uma interface intuitiva e facilitada, que auxilia o internauta no acesso às informações”, disse o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity. O festival é uma realização do Ministério da Cultura e da PMJP, por meio da Funjope, com patrocínio do BNDES.
A navegação é feita em página única, sobre a qual basicamente estão todas as informações. Um menu superior ajuda no trânsito pelos dados, sem a abertura de guias e janelas que tumultuem a navegação. Falando em usabilidade, o acesso foi pensado para ser compatível com tablets e smartphones.
Masterclasses – Navegando, o usuário viverá os preparativos de uma das maiores semanas dedicadas à música erudita do Brasil, com 15 solistas de primeira grandeza de seis países diferentes convidados.
Para quem está dando os primeiros passos ao instrumento – ou deseja se aprimorar – vai ficar a poucos cliques de se inscrever numa das 11 masterclasses gratuitas oferecidas de 30 de novembro a 5 de dezembro, no Centro de Estudos Jurídicos Sociais (Cejur) – situado na Avenida Rio Grande do Sul, 1411, no Bairro dos Estados (por trás do Ministério da Fazenda). As oficinas contemplam instrumentos como violino, viola, violoncelo, violão e piano.
“Apenas os inscritos pelo site terão direito a certificado, o que não impede a participação de alunos ouvintes que queiram aparecer na hora”, garante o gerente-executivo da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, o contrabaixista Hector Rossi.
Solistas do Brasil, Japão, Holanda, Rússia, EUA, Alemanha e Israel prometem deixar a sua marca e muito do que sabem para os estudantes. No ato da inscrição on-line, o candidato deve informar nome e e-mail na tela inicial; em seguida, preencherá dados como data de nascimento, o instrumento pretendido, a data da masterclass (com o seu respectivo professor), onde estuda e que obra pretende apresentar na masterclass. São 30 vagas abertas por turma e as inscrições seguem até o dia 29.
Programação de masterclasses:
Segunda-feira, 30/11 – 10h
Masterclass de violino: Masha Iakovleva (Rússia) e Alberto Johnson (Brasil)
Terça-feira, 1°/12 – 10h
Masterclass de violoncelo: Benedict Klöeckner (Alemanha)
Masterclass de violino: Joris van Rijn (Holanda)
Quarta-feira, 2/12 – 10h
Masterclass de violino: Noa Wildschut (Holanda)
Masterclass de piano: Yoram Ish-Hurwitz (Israel)
Masterclass de violão: Cláudio Faga (Brasil)
Quinta-feira, 3/12 – 10h
Masterclass de viola: Frank Brakkee (Holanda)
Masterclass de violoncelo: Michael Müller (Alemanha)
Sexta-feira, 4/12 – 10h
Masterclass de violino: Alexandre Mandl (Brasil/EUA)
Masterclass de violoncelo: Matias de Oliveira Pinto (Brasil/Alemanha)
Masterclass de viola: Emerson de Biaggi (Brasil)
Local: Centro de Estudos Jurídicos Sociais (Cejur), na Avenida Rio Grande do Sul, 1411, Bairro dos Estados (por trás do Ministério da Fazenda).