João Pessoa realiza III Conferência LGBT e empossa conselheiros

Por - em 744

Dina Melo

Com o tema “Por um Brasil que Criminalize a Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais”, João Pessoa promove a sua III Conferência Municipal LGBT, nesta sexta (13) e sábado (14), na sede da OAB (no Centro) e Escola Municipal Aruanda (nos Bancários).

Para o coordenador municipal de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, esta edição será um marco na consolidação de políticas públicas voltadas para o segmento: “Depois deste primeiro momento, queremos formular as propostas para a Conferência Estadual e, em seguida, a Nacional. Precisamos construir um espaço de respeito e criminalizar a homofobia, pois a violência contra gays, lésbicas e travestis tem crescido exponencialmente”, aponta, não excluindo desta discriminação o desrespeito às identidades de gênero e orientação sexual.

Os conselheiros LGBT, que exercem o controle social e de monitoramento das políticas públicas aplicadas em determinado ente federativo (no caso, João Pessoa), também serão empossados durante o evento. “Temos conseguido avançar com os programas Transcidadania e Saúde nas Escolas e nas parcerias com os movimentos Maria Quitéria, MEL, Astrapa, MovBi e a OAB”, cita.

A coordenadoria também firma parcerias com as Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Habitação, Mulher e Trabalho, Produção e Renda para reforçar o trabalho de conscientização e inclusão.

Programação

Sexta-feira (13)
Local: OAB (Rua Rodrigues de Aquino, 37, Centro)

13h às 16h – Credenciamento;

14h30 – Posse do Conselho Municipal LGBT
15h – Execução do Hino Nacional, com Malu Morenah

15h – Mesa de abertura;

16h – “Análise da Conjuntura Política LGBT no Brasil”, com José Baptista de Mello Neto (OAB-PB);

17h – Leitura e aprovação do regimento;

18h – Coffee Break

Sábado (14)
Local: Escola Aruanda (Rua Gutemberg Morais Paiva, 2 – Bancários)

 7h30 – Apresentação do grupo de afoxé Iadodê;

8h30 – GT’s;

12h – Almoço;

13h – Retorno dos GT’s;

14h – Plenária com leitura e aprovação das propostas;

17h – Eleição de Delegados para a conferência estadual LGBT;

18h – Encerramento com coffee break.