João Pessoa Artesã diploma turmas de oficinas de artesanato

Por - em 1087

Max OliveiraCertificados_Oficinas_foto_CornélioFelipe 207

A aposta no artesanato como forma de capacitação para o mercado de trabalho e geração de renda. Assim, o projeto João Pessoa Artesã (JPA), através de sua coordenadora, a primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, diplomou as turmas que participaram de uma oficina de artesanato, na Capital. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (13), na Estação das Artes – anexo a Estação Ciências, no Altiplano Cabo Branco.

As oficinas foram ministradas por dois importantes artistas plásticos do artesanato paraibano. Na turma de Papietagem – papel machê, Babá Santana comandou os 16 jovens com idade entre 13 e 20 anos, de 06 a 30 de outubro, com carga horária de 74 horas. Já a oficina de técnica de Macramê ficou a cargo de Izis Galvão, que comandou as atividades para 17 moradores da comunidade do S, em Mandacarú, de 06 a 30 de novembro, com a carga horária de 110 horas.

“Fortalecer o nosso artesanato, capacitando e envolvendo pessoas de várias comunidades para gerar o seu próprio negócio ou se inserir no mercado de trabalho. Acho que o JPA tem essa missão e dá um grande passo diplomando essas duas turmas maravilhosas que se empenharam durante o período de atividades”, disse a primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo.Certificados_Oficinas_foto_CornélioFelipe 410

E os novos artesãos já têm uma prova de fogo pela frente. É que o fruto do trabalho dos alunos estará exposto na exposição Fúria das Sereias, que será realizada no próximo dia 19, na Estação das Artes, no Altiplano. O evento trará mais uma vez o renomado estilista Ronaldo Fraga a João Pessoa. “Foi uma das maiores experiências da minha vida”, disse Babá Santana. “Passar o meu conhecimento para eles é gratificante demais”, finalizou.

Naiane Cássia, 18 anos, foi uma das participantes. Ela conta que a oficina foi uma oportunidade para adentrar no meio do artesanato, uma grande sonho da jovem. “Sempre quis trabalhar com artesanato, mas nunca soube como fazer. Agora estou realizada”, afirmou.