Procon-JP notifica postos e se reúne nesta terça-feira com distribuidoras

Por - em 505

Evanice Maria

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) notificou os postos de combustíveis da Capital, através do Sindipetro, para que apresentem as notas fiscais de compra do produto devido ao aumento constatado na última pesquisa de preços realizada pelo órgão. Nesta terça-feira, 24, o Procon-JP se reúne com duas distribuidoras que fornecem combustíveis na Paraíba e solicitará documentação sobre os aumentos, uma vez que o Sindicato afirma que estão apenas repassando o reajuste cobrado pelos fornecedores.

O Procon-JP vai se reunir, até o final do mês, com as 12 distribuidoras de combustíveis que atuam na Paraíba e cobrará a documentação que justifique os sucessivos aumentos, inclusive do etanol, que não é derivado do petróleo. O preço da gasolina comum aumentou em 71 postos de combustíveis dos 102 em atividade em João Pessoa, segundo pesquisa realizada no dia 17 de novembro de 2015 pelo Procon-JP. O levantamento de preços do dia 05 de novembro constatou elevação em 70 postos.

O secretário Helton Renê garante que o Procon-JP vai agir junto aos postos e distribuidoras para descobrir de onde está vindo, realmente, a elevação de preços. “Vamos atuar junto a todos os envolvidos na comercialização de combustíveis para descobrir de onde vêm esses aumentos sucessivos, como estamos constatando nas últimas pesquisas realizadas pela Secretaria. Qualquer abusividade será punida”.

Consumidor penalizado – Helton Renê afirma que alguém tem que explicar esses aumentos e, se houver necessidade, o Procon-JP pode até judicializar a questão porque o consumidor está sendo o mais prejudicado. “A verdade é que o cidadão está sendo penalizado. Levamos a sério a reclamação do Sindipetro contra as distribuidoras e vamos investigar. Não creio que usem isso como desculpa para elevarem os preços, até porque a verdade estará nas notas fiscais que solicitamos”.

Reunião com distribuidoras

terça-feira – 24/11/2015

10h Petrox Distribuidora S/A

15h Ipiranga Produtos de Petróleo

na sede do Procon-JP na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá