Crianças e jovens com deficiência encenam Auto do Natal

Por Fátima Sousa - em 669

Fátima Sousa

AltodeNatal_centrodeInclusão_foto_cornéliofelipe 124Emoção, alegria e paz. Esses sentimentos invadiram os espíritos das pessoas presentes ao Auto de Natal do Centro de Referência Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência (CRMIPD), na tarde desta sexta-feira, 16. O ponto alto da programação foi traduzido pelo Presépio Vivo, encenado por sete crianças e adolescentes e o Coral de Libras, expressão ímpar de paz e fraternidade.

O evento foi realizado das 14h às 17h, na sede da Associação dos funcionários do Instituto Federal de Educação (IFPB), no Bessa. Cerca de 200 pessoas, entre usuários, familiares, amigos e funcionários participaram da confraternização.

A pequena Beatriz Burity, 6 anos, disse que estava muito feliz com a festa e com osAltodeNatal_centrodeInclusão_foto_cornéliofelipe 033 sorteios. A avó da menina, Fátima Cansiani, moradora do Castelo Branco I, acrescentou que está muito satisfeita com o trabalho que é realizado no Centro de Inclusão. “Esse tipo de comemoração é muito positiva, ajuda na socialização. Nós vemos o amor das pessoas, das profissionais, dos professores, tudo isso só contribui para a evolução no tratamento dos usuários”, destacou a senhora Fátima.

A adolescente Lucilene Tavares de Lima, 13 anos, fez parte da encenação do Presépio Vivo, com mais seis integrantes. No papel de Nossa Senhora, ela disse que estava muito satisfeita. “Peguei num bebê de verdade, como salvador do mundo. Tô muito feliz, a festa está linda”, disse a usuária.

Outra que não escondia a satisfação de participar da festa foi Antônia Soares da Silva. Ela é funcionária do setor de Recursos Humanos da Sedes e faz parte do Coral de Libras. “Fico tão feliz, todo ano participo, me sinto realizada no meio destas pessoas”, revelou.

AltodeNatal_centrodeInclusão_foto_cornéliofelipe 028Centro de Inclusão – O CRMIPD é uma das unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A coordenadora Juliana Teixeira Coelho, diz que a atividade faz parte do calendário temático da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Além do presépio vivo, houve apresentações natalinas, mensagens de solidariedade e amizade e lanches. “Todo ano promovemos o evento com a participação dos próprios usuários, uma forma de integrá-los à sociedade como estímulo à elevação da autoestima”, diz a coordenadora.

Atualmente o Centro atende 290 pessoas com vários tipos de deficiência, 93 deles são autistas, na faixa etária de zero a 59 anos de idade. A partir da confraternização, haverá um pequeno recesso, no período natalino. As atividades retornarão em janeiro, com a Colônia de Férias dos usuários.

AltodeNatal_centrodeInclusão_foto_cornéliofelipe 129Inclusão – O Centro de Inclusão é uma ação pioneira da PMJP, integrada com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), de Saúde (SMS) e de Educação (SEDEC). Funciona há dez anos com atendimento especializado nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonaudiologia, arteterapia, educação física adaptada, musicoterapia, libras , psicopedagogia ( brinquedoteca e atendimento educacional especializado).

Funcionamento

– Rua Coronel Otto Feio da Silveira, 161, no Conjunto Pedro Gondim

– Funciona de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã (8h às 12h) e à tarde (13h às 17h)

– Informações no telefone 3218-9807

Certificação na Marcenaria – A Marcenaria Escola, outra unidade da Sedes, coordenada pela Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), certificou 22 alunos do Curso de Marcenaria Básica, na tarde desta quarta-feira , 16.

O evento, acompanhado da confraternização natalina de alunos e funcionários do ano de 2015, ocorreu no horário das 14h às 17h, na Rua Santa Bárbara, Jardim Cidade Universitária.