Coordenadoria LGBT destaca ações no combate à homofobia em 2015

Por - em 849

A Coordenaria de Promoção à Cidadania LGBT encerra o ano de 2015 com um balanço positivo no combate à homofobia. Ao logo de todo ano foram realizadas diversas ações, além da criação Conselho Municipal de Combate a Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT. As oficinas e os seminários foram diretamente às comunidades e colocaram em discussão os direitos da comunidade LGBT tais como transexuais e travestis. O sucesso das ações de 2015 já projeta novas ações a serem realizadas a partir do mês de janeiro.

Importante instrumento para a construção de uma sociedade igualitária, solidária e de respeito à diversidade, o Conselho Municipal de Combate a Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais foi aprovado. O Conselho tem por objetivo planejar e auxiliar o poder público nas ações de combate ao preconceito e discriminação através de debate, criação e implantação de políticas públicas voltadas para a população LGBT, reforçando o papel de participação e de controle social na construção das políticas em direitos humanos no município.

Uma das primeiras ações do ano tinha por objetivo fazer um levantamento social sobre as travestis e transexuais da Capital paraibana. Através desse mapeamento, o Programa Transcidadania JP procura desenvolver políticas públicas a fim de levar cidadania a essa população. O programa foi inspirado em uma iniciativa realizada em São Paulo como forma de combater a transfobia nos contextos sociais e familiares.

Oficinas – O coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, lembra que logo apos a realização de várias oficinas em parceria com o Programa Saúde Nas Escolas foram realizadas novas oficinas para os técnicos e professores dos cinco distritos sanitários. Nestas oficinas foi levantada a discussão sobre a violência contra as mulheres e o respeito para com a população LGBT.

Outra ação importante foi a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), no qual houve diálogo com os Centro de referencia de Cidadqania ( CRCs), onde foram realizados debates sobre a diversidade sexual em todos os CRCs de João Pessoa. As oficinas foram realizadas nas comunidades da Ilha do Bispo, Alto do Mateus, Mangabeira, Valentina, Mandacaru, Costa e Silva, Bancários, Altiplano e Róger.