Chagas Fernandes e Orquestra JP Frevo antecipam clima de Carnaval neste sábado

Por - em 740

chagasAntecipando o clima de Carnaval, a segunda edição do Sabadinho Bom de 2016 trará choro, MPB, samba e frevo para este dia 9, das 11h30 às 16h, na Praça Rio Branco, no Centro Histórico. A diversidade de ritmos ficará por conta do violonista Chagas Fernandes e da Orquestra JP Frevo, em sua estreia. O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Chagas fará releituras de Pixinguinha, Garoto, Ary Barroso, Tom Jobim, Toquinho, Chico Buarque, Dilermando Reis, Sivuca, Luiz Gonzaga, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo – impondo uma leitura rítmica que transita entre o samba, choro e o tango.

Ao longo da carreira, o artista gravou uma série de obras instrumentais que resultaram em cinco CDs e um DVD, em parceria com Os Nonatos, Oliveira de Panelas, Daudeth Bandeira, João Paraibano e o ator Jackson Antunes.

Cearense de Mauriti, Chagas é radicado em João Pessoa há 33 anos e formado em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) há 21. Atualmente, ensina na Estação Musical, de sua propriedade. Também participou do Seminário do Violão Nordeste com os professores Henrique Pinto (SP) e Thomas Parteson, da Universidade do Arizona.

JP Frevo – Fundada há 21 anos pelo saxofonista Rivaldo Dias, a Orquestra JP Frevo brilha entre as mais disputadas do período carnavalesco (e prévio) de João Pessoa, com agenda lotada e participação certa em blocos tradicionais, como o Cafuçu. No repertório deste Sabadinho, o grupo vai incluir sambas-raiz e, claro, músicas do ritmo que adotou no nome.

“Vamos tocar frevo solado, de Capiba, Duda do Frevo, Elba Ramalho, Gal Costa e Alceu Valença, antigas marchinhas (como “Turbilhão”, “Bandeira Branca” e “Estrela Negra”) e sambas de Alcione, com a nossa vocalista, Salete Marrom”, anuncia o maestro e saxofonista Derly Ferreira.