SEPPM lança projeto para prevenir lesões corporais por esforço repetitivo
Eliane Cristina
A Prefeitura Municipal de João Pessoa lança, nesta quinta-feira (25), o projeto ‘Espaço Mulher: Promovendo a Sáude e Mantendo o Trabalho’. A iniciativa é da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM), através das coordenações de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza e de Saúde. O objetivo é promover a prevenção de LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho) com as mulheres artesãs e da agricultura familiar atendidas por programas sociais ligados à PMJP.
O lançamento do projeto acontece na sede da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CECAF), no bairro do José Américo, das 8h30 às 12h. Na ocasião, as mulheres artesãs e agricultoras receberão orientações sobre o que é a LER e DORT. Elas serão avaliadas por equipe multidisciplinar formada, inicialmente, por profissionais fisioterapeutas, enfermeiras e terapeutas holísticos. A equipe dará orientação sobre como preparar o corpo para a rotina de trabalho. As mulheres que apresentarem lesões serão encaminhadas para tratamento.
Para a secretária Adriana Urquiza, da SEPPM, o projeto atende a demanda das empreendedoras ligadas aos programas da Secretaria de Mulheres. “Os trabalhos manuais envolvem, muitas vezes, movimento repetitivos e elas solicitaram ajuda para cuidar da saúde nesse sentido. Conseguimos, através de diálogo e articulação, viabilizar o projeto que é importante para manter as mulheres em suas atividades e, conseqüentemente, com autonomia financeira”, explica.
O projeto será feito em parceria com o Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador de João Pessoa (Cerest-JP), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde; além do centro Equilíbrio do SER e da Faculdade Maurício de Nassau. A iniciativa também tem a colaboração do Senar, que vai distribuir cartilhas sobre como prevenir LER e DORT.
A ideia do projeto é manter os encontros mensais para avaliação e manutenção do trabalho preventivo. Além das parcerias, o projeto tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Trabalho (Setrab), Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Emlur, Orçamento Participativo (OP) e CECAF. No próximo sábado (27) é marcado como o Dia Internacional de Prevenção da LER/DORT.