Técnicos da PMJP orientam funcionários de hotéis, bares e restaurantes no combate ao Aedes aegypti
Arthur Araújo e Nayane Nóbrega
Funcionários de hotéis, bares e restaurantes da Capital ganharão maior capacitação para agir no combate ao mosquito Aedes aegypti. Nesta quinta-feira (3), representantes de diversas empresas do setor participarão de uma palestra de orientação, que pretende fortalecer as ações no segmento. O encontro, iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), terá início às 14h, no Hotel Verde Green, na orla de Manaíra.
De acordo com a secretária municipal do Turismo, Grace Ferreira, a ideia é disseminar as práticas de combate ao mosquito por toda a rede turística da Capital. “Estão reunindo funcionários destas empresas para que se atualizem e aumentem suas informações sobre este tema e que, com isso, possam se transformar em multiplicadores nas empresas em que trabalham”, explicou.
A palestra será proferida por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), parceira na ação, e deverá abordar temas como o ciclo de vida do mosquito e ações eficazes para evitar a sua proliferação. O Aedes aegypti é responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a chikungunya e a zika, esta última também associada ao nascimento de bebês com microcefalia.
Como combater o mosquito – Eliminar os focos de água parada é a melhor forma de se combater o Aedes Aegypti. É na água parada que o mosquito se reproduz, aumentando as chances de proliferação da dengue e do zika. Alguns cuidados são muito importantes, a exemplo de manter bem tampados tonéis de água, manter caixa d’água sempre fechada com tampa adequada, entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana e remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.