Evento discute cidadania e violência contra população negra em João Pessoa

Por - em 580

Mônica Melo

Na cidade de João Pessoa, o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, está sendo celebrado com uma feira de serviços destinada à comunidade e um seminário abordando a inclusão social da população negra.

Durante o seminário, que teve início às 10h, no Paço Municipal, foi formado um grupo de trabalho com o objetivo de monitorar mortes de jovens negros nas comunidades. O grupo se reunirá uma vez por mês para dialogar sobre o tema. “Jovens negros poderão relatar as experiências de violência nas comunidades e discutir políticas afirmativas e discriminação nas instituições”, explica o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e da Igualdade Racial, Roberto Maia.

Feira – Aproximadamente 100 pessoas participaram da feira de serviços, que atendeu a população nas áreas da cidadania, assistência social, educação, habitação, saúde, trabalho, esportes, através da parceria com várias secretarias da gestão municipal. Foi possível ter acesso ao Pronatec, Minha Casa, Minha Vida, Sine, Banco Cidadão, entre outros serviços. “O objetivo foi orientar a população sobre como ter acesso a essas políticas públicas”, detalha Maia.

Data – O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville, ocorrido na África do Sul em 1960. Cerca de 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo contra a multidão resultando em 69 mortos e 186 feridos.