Semob realiza Programa de Humanização para Operadores do Transporte Coletivo

Por - em 770

Nadja DiasDSCN7740

Foi iniciada na manhã nesta quarta-feira (30), o 1º Encontro do Programa de Humanização dos Operadores do Sistema de Transporte Coletivo. A qualificação foi realizada no auditório da Agencia Central dos Correios de João Pessoa.

O aperfeiçoamento tem como finalidade desenvolver, humanizar e integrar motoristas, cobradores e despachantes, mostrando a importância da qualificação do serviço prestado, valorização do profissional e a padronização do cotidiano laboral das ações.

Os temas são voltados para a área comportamental e as diversas situações que acontecem no cotidiano dos operadores e suas reais consequências para toda a coletividade.

Em 2015, foi constatado pelo órgão que 56% das reclamações registradas diz respeito à conduta e ao comportamento do operador. Com isso o programa é importante para melhorar o serviço oferecido ao cidadão pessoense.

Neste primeiro encontro, 60 operadores dos consórcios UNITRANS e NAVEGANTES participaram da etapa inicial do programa com o tema “Integrar o Operador para o Bem da Coletividade”, que fala da autoestima, motivação e da relação interpessoal ligado com as atividades dos colaboradores. A segunda turma vai ser reunir no período da tarde.

O projeto é uma parceria entre a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB-JP) junto com o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (SINTUR-JP) e os consórcios UNITRANS, formado pelas empresas Transnacional e Reunidas; e NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, composto pelas empresas Mandacaruense, Marcos da Silva, São Jorge e Santa Maria.

Segundo o superintendente da Mobilidade, Carlos Batinga, até o final do ano o programa pretende capacitar 2.000 operadores. “Nossa finalidade é integrar e valorizar para melhorar o serviço oferecido ao público e promover o bem-estar dos colaboradores”, destacou.

Entre os participantes do encontro, o motorista da empresa São Jorge, Laercio Ciraulo, disse que a expectativa é adquirir mais conhecimento e levar para o seu cotidiano melhorando o seu desempenho no trabalho. “Espero colocar em prática tudo que eu adquirir nesta capacitação para melhorar a minha forma de interagir com nossos usuários”, revelou o profissional.

Com encontros quinzenais, o programa será realizado nos períodos da manhã e tarde sendo desenvolvido pelos recursos humanos e psicólogos dos Consórcios, SINTUR-JP e SEMOB.