31 mulheres recebem certificado de formação nesta sexta-feira

Por - em 650

Eliane Cristina

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e Instituto Cândida Vargas (ICV), está certificando mais 31 Doulas Voluntárias. Nesta sexta-feira (15), acontece a solenidade de entrega dos diplomas às mulheres que participaram do curso de formação e estão prontas para atuar dentro da unidade hospitalar e contribuir com a humanização do parto. O evento acontece às 9h, no Instituto Cândida Vargas.

Doulas é uma palavra que vem do grego e significa “mulher que serve”. Atualmente, elas trabalham no suporte físico e emocional de outras mulheres, antes, durante e após o parto. As profissionais, após o curso, poderão contribuir para o trabalho de humanização do parto desenvolvido pela PMJP através do trabalho voluntário do ICV. Com está turma, sobe para 88 o número de mulheres capacitadas pela PMJP, o programa de Doulas Voluntárias funciona desde 2012.

Para a secretária Adriana Urquiza, o programa é importante por contribuir no processo de humanização do parto.  “Dar apoio físico e emocional para as mulheres antes, durante e após o parto, além de contribuir com o empoderamento das gestantes. Elas se sentem encorajadas e mais tranquilas para passar por esse momento tão importante nas suas vidas”, afirmou.

O curso possui uma duração de sete meses, sendo que um mês é voltado exclusivamente para as aulas teóricas, e nos outros seis meses acontecem as aulas práticas. Na parte teórica do curso são abordados temas como: o trabalho de uma doula; voluntariado; ética profissional; dinâmicas do parto; aleitamento materno; e práticas integrativas (exercícios preparativos para o trabalho de parto).

As aulas práticas acontecem dentro do Instituto Cândida Vargas, e as alunas, supervisionadas, trabalham diretamente com as mães e com os profissionais da área da saúde. No final do curso é feita uma avaliação e só após essa análise é entregue o certificado de conclusão do curso.

Para o ano de 2016 não haverá abertura de nova turma de formação, mas sim um curso de atualização para as Doulas que já foram formadas pelo Instituto Cândida Vargas e pretendem continuar ou retomar as atividades de voluntariado na instituição.