Roda de Pandeiro acontece neste sábado no anfiteatro da Estação Cabo Branco
Adriana Crisanto
O projeto Pôr do Sol irá trazer para o público neste sábado (16) uma grande roda de pandeiro. A roda está prevista para ser formada a partir das 16h, no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita e a participação aberta para todas as faixas etárias. É necessário apenas que o participante traga seu instrumento.
A roda contará com a participação de músicos de percussão e por pessoas que gostam especificamente do instrumento que já foi inspiração para nomes da música consagrados como Jackson do Pandeiro, Naná Vasconcelos, Cajú e Castanha, Paulinho de Tarso, Mestre Marçal, Marcos Suzano e outros.
Quem irá conduzir a roda de pandeiro é o arte educador da Estação Cabo Branco, Luciano Oliveira, multi-instrumentista e condutor do grupo de percussão Nação Maracahyba. A ideia é fazer com ser torne um encontro permanente entre músicos, leigos, admiradores do instrumento. “A proposta também é de pesquisar ritmos e fazer esse encontro acontecer a cada dois sábados do mês”, comentou o professor Luciano Oliveira.
Neste encontro os participantes terão noções sobre o instrumento, vão conhecer os movimentos básicos do pandeiro, os sons e ficarão por dentro dos sentidos dos ritmos.
História do pandeiro – No livro a História de La Música (Salvat Editora, 1958), o autor José Subirá, relaciona o pandeiro com um dos mais antigos instrumentos musicais da Índia. Os hebreus o utilizavam bastante em cerimônias religiosas. Na Idade Média instalou-se na península ibérica com a invasão árabe. Os ibéricos o utilizavam com frequência em bodas, casamentos e cerimônias religiosas, especialmente na Procissão de Corpus Christi em Portugal, e, no século XVI, na Espanha. Teve ainda o pandeiro grande destaque entre os jograis, músicos que o levavam de corte em corte.
Sobre o condutor – Luciano Oliveira é percussionista e arte educador da Estação Cabo Branco. É formado no Conservatório Pernambucano de Música, é músico do Nação Maracahyba e um dos fundadores do Maracatu do Baque Virado e do Círculo de Tambores da Paraíba. Produz oficinas musicais em comunidades carentes de João Pessoa.
SERVIÇO:
PROJETO PÔR DO SOL
RODA DE PANDEIRO
Arte educador: Luciano Oliveira
Sábado (16)
Hora: 16h
Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco
Informações: 3214-8270/8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb