Cursos e exposição movimentam o recém-inaugurado Centro Cultural de Mangabeira

Por - em 1234

André Cananéa

Mais de dez cursos movimentam o Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira. Há oficinas de música (noções básicas de violão, percussão e produção de instrumentos artesanais), artes visuais (papietagem, pintura sem tela, aquarela, desenho e pintura), dança contemporânea, comunicação e oratória, mágica e informática básica.

Há, ainda, duas iniciativas realizadas através de projetos sociais: o Ação Social Pela Música do Brasil, que aproxima jovens de 6 a 16 anos do mundo dos concertos, e o João Pessoa Vida Saudável, voltado à prática de exercícios e atividades físicas.

As inscrições estão sendo feitas no próprio Centro Comunitário, localizado no encontro das ruas Josefa Taveira e Euclides Neiva, de forma gratuita.

Exposição – Além de cursos, os visitantes do Centro Cultural Tenente Lucena podem conhecer o trabalho em artes visuais que é desenvolvido  em Mangabeira.

Aberta das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, a coletiva de artes visuais ‘Epifania’ reúne trabalhos de Babá Santana, Guilherme Semmedo, Fernando Trajano, Jandy Rocha, Paulo Rolgan e Wiliam Macedo.

São obras em diferentes formatos e estilos, como desenhos, pinturas, esculturas em papietagem e instrumentos artesanais, que compõem um mosaico rico e variado da arte que é feita em João Pessoa.

“’Epifania’ traz um pouco da riqueza de talentos deste bairro tão importante pra cidade de João Pessoa, que aqui encontram espaço para mostrar e multiplicar sua arte”, afirma a diretora do Centro e curadora da mostra, Lúcia França.

Arte e educação – Inaugurado pelo prefeito Luciano Cartaxo no último dia 27 de abril, o complexo possui biblioteca, palco, telecentro, sala de inclusão digital, ateliê e uma sala multiuso com 80 lugares para abrigar espetáculos de teatro ou dança, cinema e outros eventos.

Com uma área construída de aproximadamente 1.440 metros quadrados (m²), a obra garante à população a oportunidade de aprendizado e acesso a diversas modalidades culturais, além de promover a inclusão por meio de uma nova Estação Digital.

O Centro Cultural foi erguido com investimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na ordem de R$ 2 milhões, parte deles obtidos pela Fundação Cultural do município (Funjope) junto ao Governo Federal, através do Programa Mais Cultura.

As atividades do Centro são supervisionadas pela Secretaria de Educação e Cultural (Sedec), atuando em conjunto com vários órgãos do Governo Municipal, como a própria Funjope, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres e as pastas de Ciência e Tecnologia (SECITEC), Desenvolvimento Social (SEDES) e Juventude Esporte e Recreação (SEJER), entre outras.