Sine-JP cadastra público LGBT para o mercado de trabalho nesta quarta-feira

Por - em 1118

Larissa Claro

O Centro de Cidadania LGBT da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) volta a receber nesta quarta-feira (22) funcionários do Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) para cadastrar e encaminhar para o mercado de trabalho a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros que estejam à procura de emprego.

O atendimento vai acontecer das 8h às 14h, no Centro de Cidadania LGBT, localizado em frente ao Parque Solon de Lucena, no Centro da Capital. A ação integrada da Coordenadoria LGBT com o Sine-JP tem o objetivo de facilitar o acesso da população LGBT ao mercado de trabalho formal.

O coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Roberto Maia, ressalta que a população LGBT sofre discriminação na seleção e contratação de pessoal, por isso a importância de uma ação como esta. “Sabemos que 95% da população de travestis e transexuais estão na prostituição. Nós queremos aumentar a empregabilidade e ampliar a inserção dessa população no mercado de trabalho formal”, destacou.

A ação também vai contar com uma oficina sobre empregabilidade e inserção no mercado de trabalho formal, para auxiliar o público interessado com dicas e orientações durante a seleção.

O Centro de Cidadania LGBT é um local de apoio e proteção da população LGBT, inaugurado pela Prefeitura PMJP no mês passado. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, e conta com uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados para dar a melhor assistência a esta população.

Transcidadania JP – A população de travestis e transexuais também pode procurar o Centro da Cidadania LGBT para se inscrever no Programa Transcidadania, que tem o objetivo de incluir a população das travestis e homens e mulheres transexuais na garantia dos seus direitos, como empregabilidade, habitação, educação e cursos profissionalizantes. O acesso ocorre por meio de parceria com diversos órgãos da PMJP e empresas privadas

Equilíbrio do Ser – A população LGBT também pode acessar outros serviços realizados pela Coordenadoria da Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial no espaço Equilíbrio do Ser, nos Bancários. Lá funciona o grupo terapêutico Sexualidade e Autoestima, que trabalha sistematicamente a autoestima do público LGBT e encaminha para práticas complementares de saúde, como massoterapia e Reike. O grupo se reúne às terças-feiras, sempre às 15h30.