Concerto marca o primeiro ano do projeto Ação Social Pela Música em João Pessoa
André Cananéa
Um concerto, marcado para 15h desta quinta-feira (7) no auditório Chievo (ao lado da Igreja Santa Clara), no Alto do Mateus, irá celebrar o primeiro aniversário de atuação do projeto Ação Social Pela Música do Brasil (ASMB) em João Pessoa, uma iniciativa que transforma a vida de famílias inteiras a partir do ensino da música erudita.
A ASMB partiu do aclamado El Sistema, implantado na Venezuela há 40 anos e trazido para o Brasil há 20, com atuações bem-sucedidas em comunidades no Rio de Janeiro. Em João Pessoa, desembarcou no Alto do Mateus, cujos alunos, de 6 a 16 anos, começaram a ter aulas oficialmente no dia 7 de julho de 2015.
Lá, no Alto do Mateus, o projeto atende 70 crianças e ainda há uma lista de espera com 40 inscritos. Eles têm atividades de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. No primeiro tempo, aprendem como tocar um instrumento de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo); no segundo, atuam como orquestra, aprendendo a trabalhar em conjunto.
O projeto atua apoiado em quatro bases: atenção, concentração, disciplina e trabalho em equipe. Para o professor Hector Rossi, regente e diretor artístico do projeto em João Pessoa, a iniciativa vai muito além da música, alterando os paradigmas de jovens que vivenciam situações de vulnerabilidade no cotidiano.
“Esse projeto não é só música. A música é o que provoca na cabeça desses jovens uma revolução para o bem: ensina a concentração, a atenção e a disciplina necessárias para que eles aproveitem melhor as aulas de matemática, de química na escola, por exemplo”, comenta Rossi.
“Mas não é só isso – continua o maestro – a atitude desses alunos irradia para a família deles, para o lar. A atitude deles de comprometimento e educação mexe com a auto-estima da família, assim como no bairro de maneira geral, quando eles passam a construir um marco dentro da comunidade, que atrai um sentimento positivo para o bairro”.
Além do Alto do Mateus, o Ação Social Pela Música do Brasil passou a atuar também no bairro de Mangabeira, no Centro Cultural Tenente Lucena, onde outros 70 alunos têm a mesma assistência do Alto do Mateus.
Na Venezuela, El Sistema conta hoje com cerca de 750 mil alunos, projetando um milhão para 2020. Dessa escola, saíram nomes como o do maestro Gustavo Dudamel que, aos 35 anos, se tornou um dos cinco principais regentes no mundo.
SERVIÇO
Um ano do projeto Ação Social Pela Música do Brasil (ASMB) em João Pessoa
O que é: Concerto com alunos do projeto, sob a regência do diretor artístico Hector Rossi e do coordenador técnico Samuel Espinoza
Quando: Quinta-feira (7), às 15h
Onde: no auditório Chievo (ao lado da igreja Santa Clara), no Alto do Mateus, em João Pessoa